Henk ten Cate é um dos nomes apontados para assumir o Ajax e tirar o gigante neerlandês na profunda crise desportiva em que se encontra. No entanto, o treinador de 68 anos já descartou esta possibilidade por um motivo extra-futebol.

"O Henk não quis ir para o Ajax por um motivo bem estranho. Ele tem o papel de chefe da polícia na série 'Sleepers' e está focado nisso. Também não me parecia que ele estivesse com vontade de assumir o projeto, porque ele conhece os jogadores e sabe que não conseguiria chegar à Europa com aquele plantel", explicou o jornalista Johan Derksen.

Henk ten Cate foi adjunto de Avram Grant no Chelsea, em 2007/08, quando os londrinos atingiram a final da Liga dos Campeões, perdida para Manchester United nos penáltis. O treinador também foi adjunto de Frank Rijkaard no Barcelona, ele que também treinou o Ajax durante uma temporada.

O Ajax atravessa uma grave crise desportiva. O emblema de Amesterdão ocupa o impensável último lugar da Liga Neerlandesa, com apenas cinco pontos em 10 jornadas (tem dois jogos a menos). A equipa vai numa série de 10 jogos sem vencer para todas as competições. A última vitória foi a 24 de agosto, diante dos búlgaros do Ludogorets, no play-off de acesso à Liga Europa.