O apuramento de Portugal para os oitavos de final do Euro2016 vale 1,5 milhões de euros para os cofres da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), que já viram 'fugir' um milhão devido aos empates com Islândia e Áustria.
De acordo com a lista de recompensas da UEFA, o organismo que rege o futebol europeu, Portugal tem a receber, para já, nove milhões de euros pela presença em França, com oito a serem referentes ao prémio de participação e um aos dois empates no grupo F (500 mil cada).
Caso Portugal tivesse vencido a Islândia (1-1) e a Áustria (0-0), o montante ganho já teria alcançado os 10 milhões de euros (um milhão por cada vitória).
A qualificação para os 'oitavos' garantirá a Portugal mais 1,5 milhões de euros, número esse que será ainda maior dependendo do resultado com a Hungria na última jornada do grupo.
Se Portugal assegurar o apuramento com uma vitória, o prémio a receber pela FPF subirá a um total de 11,5 milhões de euros. Com o empate, ficará nos 11.
A partir dos oitavos de final, os prémios da UEFA começam a ser exclusivamente para a passagem das eliminatórias, com a presença nos 'quartos' a valer 2,5 milhões de euros e nas 'meias' quatro milhões. O finalista vencido recebe ainda mais cinco milhões, menos três do que o vencedor.
A seleção que vencer todos os jogos da competição terá direito a 27 milhões euros. Espanha e Itália são únicas seleções que ainda podem alcançar o 'jackpot'.
Para o Euro2016, a UEFA tem um total de 301 milhões de euros para serem distribuídos pelas 24 seleções, mais 105 do que a prova de há quatro anos, que decorreu na Polónia e na Ucrânia.
Comentários