Este fim de semana será de decisões nas principais ligas europeias, com destaque para Espanha e França, onde será discutido o título de campeão na derradeira jornada. Em Inglaterra, Itália e Alemanha o vencedor já é conhecido, mas ainda há outras dúvidas a pairar no ar.

Espanha

Na liderança com 83 pontos, o Atlético Madrid só depende de si para chegar ao título, embora ainda o possa ver fugir para o Real Madrid (81). E se os 'merengues' jogam em casa frente ao Villarreal, os 'colchoneros' jogam fora e contra uma equipa que ainda luta pela permanência: o Valladolid.

# Equipa P J
1 Barcelona 24 9
2 Real Madrid 21 9
3 Atl. Madrid 17 9
4 Villarreal 17 9
5 Osasuna 15 9
6 Atl. Bilbao 14 9
Mais sobre Primera División

As duas equipas estão, por isso, obrigadas a vencer, uma vez que um empate ou uma derrota do Atlético - aliados a um triunfo do Real - levará João Félix e companhia a 'morrerem na praia'.

Quanto ao Valladolid, de Jota, apenas um triunfo – e esperar que Elche e Huesca não vençam – lhe dá hipóteses matemáticas de se salvar da descida ao segundo escalão.

O Real Madrid também não terá tarefa fácil, pois o Villarreal ainda tem muita coisa em jogo, já que persegue o quinto lugar, ocupado pela Real Sociedad, de acesso direto à Liga Europa.

Quem também persegue o quinto posto é o Bétis, de William Carvalho, que joga em casa do Celta de Vigo. Apesar de já ter assegurado a presença nas competições europeias, a equipa andaluz poderá garantir o quinto lugar – e apuramento direto para a Liga Europa – se vencer e a Real Sociedad escorregar em casa do Osasuna.

Barcelona (76 pontos) e Sevilla (74) procuram ainda definir o último lugar do top-3, já com a Liga dos Campeões assegurada.

França

O Lille (80 pontos) está muito perto de se sagrar campeão francês dez anos depois. A equipa de Renato Sanches, José Fonte e companhia só precisa de vencer em casa do Angers – ou então fazer um resultado igual ao PSG (79), que joga também fora, com o Brest.

Caso as duas equipas acabem em igualdade pontual, o título deverá cair para o PSG, já que a formação parisiense tem 56 golos positivos na diferença de golos, contra 40 do Lille – esse é o primeiro critério de desempate.

# Equipa P J
1 Monaco 19 7
2 PSG 17 7
3 Marselha 14 7
4 Reims 14 7
5 Lille 13 7
6 Lens 11 7
Mais sobre Ligue 1

O Angers ocupa atualmente o 12.º lugar da tabela e já não tem qualquer objetivo em jogo na derradeira jornada, o que poderá ser vantajoso para o Lille. Já o Brest ocupa o 16.º posto, mas ainda corre o risco de cair para a zona de descida.

Apesar de matematicamente ainda estar na luta pelo título, o Mónaco (77 pontos) teria de esperar por várias combinações de resultados, sendo que o terceiro lugar, que dá acesso à 3ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões, ainda não está garantido - o Lyon (quarto classificado com 76 pontos) está à espreita.

Itália

Em Itália, a luta pelo título já está arrumada, com o Inter campeão, mas ainda há duas vagas na próxima edição na Champions em jogo, a serem disputadas por AC Milan, Juventus e Nápoles. A vantagem está do lado conjunto 'rossonero', que só depende de si: um triunfo no terreno da Atalanta, 2.ª classificada, e o lugar na Liga dos Campeões é seu.

Milan (3.º) e Nápoles (4.º) somam ambos 76 pontos, mais um do que a Juventus, que irá entrar em campo em Bolonha no quinto lugar - apenas garante a Liga Europa. Deste modo, a equipa de Cristiano Ronaldo precisa de ganhar e esperar que os napolitanos e os milaneses não façam o mesmo.

O outro lugar de acesso à Liga Europa pertence à Lazio (sexto lugar com 68 pontos), e a vaga da Conference League vai ser disputada por Roma (7º lugar com 61 pontos) e Sassuolo (8º lugar com 59 pontos).

Inglaterra

Com o título entregue ao City e o segundo posto assegurado pelo United, restam apenas duas vagas de acesso à Liga dos Campeões por definir, com três equipas na luta: Chelsea (3.º), Liverpool (4.º) e Leicester (5.º)

A equipa de Thomas Tuchel desloca-se ao reduto do Aston Villa e só depende de si para fechar o apuramento para a Champions - tem mais um ponto do que os adversários diretos.

Os 'reds', de Diogo Jota, somam os mesmos pontos do Leicester, mas têm vantagem na diferença de golos. Posto isto, precisam apenas de vencer o Crystal Palace, que já tem a vida resolvida, e esperar que os 'foxes', de Ricardo Pereira, não façam um resultado muito volumoso frente ao Tottenham.

West Ham (62 pontos), Tottenham (59 pontos) e Everton (59 pontos) ainda sonham com a Liga Europa, enquanto o Arsenal (58 pontos) pode garantir o apuramento para a Conference League.

Alemanha

Tal como em Inglaterra, o campeão (Bayern) e o segundo classificado (Leipzig) já estão assegurados, pelo que resta agora definir o último lugar do pódio entre Borussia Dortmund (3.º) e Wolfsburgo (4.º), em igualdade pontual (61 pontos). De qualquer forma, é já certo que ambos estarão na próxima edição da Liga dos Campeões.

Eintracht Frankfurt (57 pontos) e Bayer Leverkusen (52 pontos) estão seguros na Liga Europa, faltando apenas decidir a vaga para o play-off da Conference League. O Union Berlin leva vantagem neste momento, estando no sétimo lugar com 47 pontos. No entanto, Borussia M'Gladbach (46 pontos), Estugarda (45 pontos) e Freiburg (45 pontos) estão à espreita.