Depois de mais um fim de semana, foram vários os jogos que contaram com portugueses em campo. Mesmo que nem todos tenham conseguido afirmar-se e causar boa impressão, alguns deles voltaram a dar nas vistas.

É o caso de João Neves, que marcou o seu primeiro golo pelo Paris Saint Germain logo num clássico contra o Marselha, e Nuno Tavares que garantiu mais duas assistências pela Lazio.

Ao nível dos treinadores, Jorge Jesus e Artur Jorge caminham em direção ao título, já Abel Ferreira empatou e Pedro Caixinha foi despedido do campeonato brasileiro.

Inglaterra: Matheus Nunes destaca-se e Marco Silva perde-se

Matheus Nunes esteve em evidência na vitória do Manchester City diante do Southampton por 1-0, depois de ter feito a assistência para o único golo do jogo. Passavam cinco minutos desde o apito inicial quando o português cruzou para um remate acrobático do suspeito do costume, Haaland, que fez o único golo do encontro.

No Fulham, Marco Silva atravessa um momento mais complicado depois de ter sofrido o empate frente ao Everton no último minuto do tempo regulamentar. Depois de ter perdido os últimos dois jogos, o Fulham voltou a não conseguir os três pontos, num jogo em que foi Beto (ex-portimonense) a estragar a festa ao técnico português.

Pedro Neto foi titular no Chelsea e fez a assistência para o golo de Nicolas Jackson contra o Newcastle, enquanto que João Félix e Renato Veiga não saíram do banco de suplentes.

Itália: Nuno Tavares distribuiu assistências e Francisco Conceição deixa treinador rendido

O Olímpico de Roma foi o palco da vitória por 3-0 da Lazio frente ao Génova, numa tarde inspirada de Nuno Tavares. O português foi titular pela Lazio e contribuiu com duas assistências para os golos de Tijjani Noslin e Matías Vecino. Já conta com sete assistência esta temporada.

Num dos jogos grandes desta jornada, o Inter e a Juventus defrontaram-se num encontro bastante animado com Francisco Conceição a destacar-se na Vecchia Signora. O extremo português, para além de ter feito a assistência para o segundo golo, esteve envolvido na jogada do quarto golo e recebeu rasgados elogios do seu treinador, Thiago Motta.

França: Clássico assinala estreia de João Neves a marcar pelo PSG

Estrasburgo e Nantes enfrentaram-se este domingo e a vitória (3-1) pendeu para o lado da equipa de Diego Moreira. O português foi titular pelo Estrasburgo e fez a assistência para o terceiro golo. O antigo jogador da formação do Benfica já marcou um golo e fez duas assistências na Ligue 1, esta época.

O clássico entre o Paris Saint Germain e o Marselha marcou uma estreia para um jogador português. Com Nuno Mendes, Vitinha e João Neves no onze inicial parisiense, o antigo médio encarnado abriu o marcador e fez o seu primeiro golo com a camisola do PSG, depois de seis assistências pelo campeão francês. Os três internacionais portugueses em campo sorriram no final do encontro depois do triunfo por 3-0 da equipa de Paris.

Outros destaques: Jorge Jesus imparável, Artur Jorge olha para o título e mais um português despedido no Brasileirão

Numa jornada em que Cristiano Ronaldo não foi convocado, houve portugueses a mostrarem-se determinantes na liga saudita.

Jorge Jesus voltou a garantir mais três pontos para o Al Hilal e mantém-se invicto na liderança do campeonato saudita com 24 pontos. Destaque para João Cancelo que foi titular e assistiu Mitrovic para o primeiro golo do encontro.

No Al Wehda-Al Khaleej (1-3), Fábio Martins esteve em grande forma depois de faturar o segundo golo e assistir para o terceiro.

Para os lados da liga turca, o Fenerbahçe de José Mourinho ganhou por 2-0 frente ao Bodrumspor e está no terceiro lugar do campeonato, a dois pontos do segundo e cinco do líder.

Já o Besiktas de Rafa Silva e Gedson Fernandes mede esta segunda-feira forças com o Galatasaray, que ocupa o primeiro lugar na tabela turca.

No outro lado do oceano, o Palmeiras empatou por 2-2 e a equipa de Abel Ferreira corre o risco de se atrasar na luta pelo título do Brasileirão.

Em contrapartida, o Botafogo de Artur Jorge aproveitou o deslize e venceu pela margem mínima o Red Bull Bragantino. Na sequência deste jogo, o treinador português Pedro Caixinha foi despedido do comando técnico do Red Bull Bragantino que está à beira da despromoção.