Foi um fim de semana agitado para os futebolistas portugueses a competir lá fora: Cristiano Ronaldo marcou pelo 10.º jogo seguido na Serie A, mas não conseguiu evitar a derrota da Juventus, enquanto Renato Sanches continua em alta no Lille e Bernardo Silva e João Cancelo viram o jogo contra o West Ham adiado devido ao mau tempo.
Serie A
Cristiano Ronaldo marcou pelo 10.º jogo consecutivo na Liga italiana, ultrapassando o recorde de David Trezeguet, mas não evitou a derrota da Juventus no terreno do Hellas Verona, por 2-1. O avançado português colocou a ‘vecchia signora’ na frente do marcador aos 65 minutos, num lance todo ele de inspiração individual, ao arrancar com a bola antes do meio-campo, tabelar com Bentancur, para a receber mais à frente, suportar a pressão do central do Verona ao longo de 20 metros para finalizar com um remate não muito forte, mas colocado ao ângulo inferior.
No entanto, a Juventus só se pode queixar de si própria ao permitir a reviravolta no marcador, com golos de Fábio Borini e Giampaolo Pazzini, o segundo de penálti, aos 76 e 86 minutos, respetivamente. A Juventus acabou por ser alcançada na liderança pelo Inter, que venceu o dérbi com o AC Milan por 4-2, depois de ter estado a perder por 0-2. Rafael Leão foi lançado em campo aos 80 minutos, mas não foi a tempo de ajudar os ‘rossoneri’.
Juventus e Inter somam 54 pontos, mais um do que a Lazio, que foi a Parma vencer por 1-0, com um tento do ex-Sporting Caicedo, numa luta pelo título a três que há muito não se via na Serie A. Bruno Alves foi titular no eixo da defesa do Parma e viu o cartão amarelo aos 90+1 minutos.
Já a Roma de Paulo Fonseca somou a segunda derrota seguida e o terceiro jogo sem ganhar na Serie A, ao perder em casa com o Bolonha, por 3-2. A formação romana mantém-se no quinto posto, com 39 pontos, mas vê a Atalanta (venceu a Fiorentina) distanciar-se na luta pelos lugares de acesso à Liga dos Campeões.
Premier League
Numa espécie de paragem em Inglaterra, com meia jornada da Premier League, que se completa no próximo fim de semana, o jogo entre Manchester City e West Ham teve de ser adiado devido ao mau tempo que se faz sentir na região. A nova data ainda não é conhecida.
O Sheffield United-Bournemouth esteve igualmente em risco, mas acabou por se realizar, com vitória para a equipa da casa (2-1), que assim isolou-se provisoriamente no quinto lugar, ultrapassando o Tottenham de José Mourinho, que só joga no próximo domingo.
Nos outros jogos, o Everton somou a segunda vitória consecutiva na Premier League depois de bater o Crystal Palace por 3-1, em Goddison Park, enquanto o Brighton empatou a um golo com o Watford.
La Liga
Em Espanha, Nélson Semedo jogou os 90 minutos do triunfo do Barcelona no reduto do Bétis (3-2), que contou com o regresso de William Carvalho, substituído aos 70’. A formação catalã recuperou de duas desvantagens, para somar apenas a quinta vitória fora, em 12 jogos, muito graças às três assistências de Lionel Messi, que compensaram o seu terceiro encontro consecutivo sem marcar.
Com este resultado, o Barcelona (49 pontos) mantém-se a três pontos do líder Real Madrid (52), que venceu por 4-1 na visita ao Osasuna. O terceiro posto é do Getafe (42 pontos), que no sábado triunfou por 3-0 na receção ao Valência, que teve Gonçalo Guedes em campo desde os 59 minutos.
Sem Diego Costa, Morata e João Félix, o Atlético Madrid venceu o Granada com um golo de Ángel Correa, logo aos seis minutos. Domingos Duarte foi titular e Gil Dias entrou aos 59’ no Granada, que somou a terceira derrota nos últimos cinco jogos no campeonato, ocupando o 10.º lugar, com 30 pontos. Já os ‘colchoneros’ estão no quarto posto, com 39 pontos. Em quinto, com os mesmos pontos, encontra-se o Sevilha de Loperegui, que perdeu em Vigo por 2-1.
Com Rúben Vezo titular, o 11.º classificado Levante venceu por 2-0 na receção ao ‘aflito’ Alavés, que contou com Kevin Rodrigues de início, mantendo o adversário em zona de descida, no 18.º posto, com 18 pontos.
Destaque ainda para Raúl de Tomás, que apontou o quinto golo em cinco jogos pelo Espanyol e assegurou a vitória por 1-0 dos catalães na receção ao Maiorca.
Ligue 1
O Paris Saint-Germain venceu em casa o Lyon (4-2), que teve Anthony Lopes como titular na baliza, para a 24.ª jornada. Os parisienses seguem confortáveis na liderança, com 61 pontos, mais 12 que o segundo, o Marselha, de André Villas-Boas, que venceu por 1-0 na receção ao lanterna-vermelha Toulouse, com um golo de Payet.
A equipa comandada por Villas-Boas já leva 13 jogos seguidos sem perder na Ligue 1 e ainda não sofreu qualquer golo na prova em 2020. Apesar da distância para o PSG, os marselheses conseguiram aumentar a vantagem para o terceiro classificado Rennes (41 pontos), que não saiu de um nulo na receção ao Brest. Já o Lyon somou o terceiro jogo sem ganhar na prova e perdeu várias posições, sendo agora nono, com 33 pontos.
Destaque para Renato Sanches, que marcou o segundo golo do Lille na vitória por 2-0 em Angers, com um remate rasteiro a ‘fuzilar’ o guarda-redes Butelle. Pelo Lille, além de Renato Sanches, alinharam José Fonte, que capitaneou a equipa ao longo dos 90 minutos, e Xeka, lançado em campo aos 73 minutos, enquanto Tiago Djaló, internacional sub-21 português, não chegou a sair do banco. A equipa segue em quarto lugar com 40 pontos.
O Bordéus, treinado pelo português Paulo Sousa, venceu por 2-1 no terreno do Metz, depois de ter estado a perder, passando a somar 34 pontos no oitavo lugar. A equipa está apenas a um ponto do Mónaco, que também deu a volta no reduto do Amiens e venceu por 2-1. Adrien Silva foi titular e Islam Slimani apontou o golo do triunfo monegasco aos 90+2’.
Sem o lesionado Pedro Mendes, o Montpellier venceu o Saint-Étienne em casa por 1-0 e manteve o quinto posto no campeonato, com 37 pontos, enquanto os forasteiros somaram a terceira derrota consecutiva e seguem no 15.º, com 28.
Bundesliga
O Bayern Munique segurou a liderança da Liga alemã, ao empatar 0-0 na receção ao ‘vice’ Leipzig, que se mantém a um ponto dos bávaros, após o encontro da 21.ª jornada. Pela primeira vez, o Bayern não marcou qualquer golo numa partida da presente edição da Bundesliga, mas conseguiu manter o primeiro lugar, com 43 pontos, mais um do que o Leipzig, embora ambas as equipas estejam agora à mercê do Borussia Mönchengladbach.
O ‘Gladbach’, que é terceiro, com 39 pontos, tem menos um jogo, uma vez que a receção ao Colónia, que estava marcada para este domingo, foi adiada, devido ao mau tempo que está a assolar o norte da Europa.
Mas há golos de portugueses a destacar. Raphaël Guerreiro marcou um dos golos do Borussia Dortmund na derrota por 4-3 no terreno do Bayer Leverkusen, adversário do FC Porto na próxima eliminatória da Liga Europa. O Dortmund mantém-se no terceiro lugar, com 39 pontos, e pode ser ultrapassado pelo Borussia Mönchengladbach, que tem os mesmos pontos, mas menos um jogo.
Já André Silva contribuiu com um golo para a goleada caseira do Eintracht Frankfurt (9.º) sobre o Augsburgo, por 5-0. O avançado português foi titular no conjunto de Frankfurt e anotou o terceiro tento da sua equipa, aos 55 minutos, com um cabeceamento certeiro no interior da área, acabando por sair aos 84’ para dar lugar a Gonçalo Paciência.
Noutros campeonatos, Olympiacos e PAOK, treinados pelos portugueses Pedro Martins e Abel Ferreira, respetivamente, venceram Atromitos e OFI Creta, na 23ª jornada da liga grega e prosseguem a luta ‘ombro a ombro’ pelo título.
A tarefa do Olympiacos revelou-se bem mais complicada do que a do PAOK, visto que a equipa de Pedro Martins só chegou à vitória por 1-0 aos 90+1 minutos e através de um ‘reforço de janeiro’, o egípcio Ahmed Hassan, emprestado pelo SC Braga, autor do único golo da partida. José Sá e Rúben Semedo foram totalistas na equipa do Piréu.
O Olympiacos conserva assim a liderança do campeonato, com 57 pontos, mais dois do que o PAOK, que goleou (4-0) na receção ao OFI Creta. Vieirinha, habitual titular, não chegou a sair do banco de suplentes.
Comentários