Os jogadores do Estudiantes de La Plata que viraram as costas na guarda de honra ao Rosario Central foram castigados pela Associação do Futebol Argentino.

Os elementos que participaram neste protesto -os 11 titulares - foram suspensos por dois jogos. Para além disso, o presidente Juan Sebastián Verón recebeu o castigo mais pesado, por ter sido considerado o cabecilha do protesto. O dirigente do La Plata está suspenso de exercer funções por seis meses.

- Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt -

"É, portanto, o próprio presidente quem reconhece ter dado a ordem que originou o comportamento aqui julgado, o que revela que não se tratou de um gesto improvisado ou isolado de algum jogador, mas de uma diretiva emanada da mais alta autoridade institucional do clube", pode ler-se.

A suspensão por dois jogos só será aplicada em 2026. É de notar que Santiago Núnez, o capitão, estará impedir de usar a braçadeira durante três meses.

O clube Estudiantes de la Plata demonstrou total apoio aos jogadores e a Juan Sebastián Verón e colocou em cima da mesa a possibilidade de recorrer da decisão.

"Em função dos factos de conhecimento público, a direção do Club Estudiantes de La Plata informa os seus sócios, adeptos e a comunidade em geral que se encontra a analisar detalhadamente a sanção recebida, a fim de tomar as medidas adequadas na defesa dos interesses da instituição e dos seus membros. Neste contexto, a Direção manifesta o seu apoio absoluto ao seu presidente Juan Sebastián Verón, a Santiago Núñez e a todo o plantel profissional", referiu o clube numa nota oficial.

O protesto em questão é relativo à decisão da Associação do Futebol Argentino de ter atribuído um título ao Rosario Central. O clube de Di María foi premiado por ter sido o clube com mais pontos durante o ano civil na Primeira Divisão argentina.

Os clubes argentinos não gostaram da decisão de Chiqui Tapia, presidente do organismo. Isto porque os emblemas alegam que achavam que estavam a votar para um "reconhecimento" e não para um título entregue ao Rosario Central.