Em Portugal, o fim de semana foi dedicado à Taça da Liga, mas os principais campeonatos não pararam lá fora. O destaque, claro está, vai para Cristiano Ronaldo, que, ao quarto jogo e ao 28.º remate com a camisola da Juventus, chegou enfim ao golo.
Serie A: Era uma questão de tempo, CR7
Massimo Allegri, treinador da Juventus, tinha antecipado que Ronaldo iria estrear-se a marcar frente ao Sassuolo, neste domingo, e assim foi. Em dose dupla, o português garantiu um triunfo por 2-1 que deixa a equipa de Turim novamente isolada na liderança da Serie A, com três pontos de vantagem sobre o Nápoles. João Cancelo também fez parte do onze dos ‘bianconero’.
Recorde os golos de Ronaldo frente ao Sassuolo
Nos outros jogos do campeonato, destaque para os primeiros minutos esta época de Pedro Pereira pelo Génova. O lateral direito, cedido pelo Benfica, foi lançado ao minuto 79, já depois de Piatek apontar o golo que garantiu o triunfo por 1-0 sobre o Bolonha. Iuri Medeiros, emprestado pelo Sporting, não saiu do banco do Génova.
João Pedro Galvão (Cagliari), que jogou no Estoril e no Vitória de Guimarães, regressou à competição após seis meses de suspensão por doping e abriu o ativo no empate 1-1 com o Milan, aos quatro minutos.
Premier League: NES e Mou sorriem
Sortes diferentes para o Wolverhampton de Nuno Espírito Santo e o Everton de Marco Silva. Um golo de Raúl Jiménez, aos 61 minutos, chegou para a primeira vitória em casa dos ‘wolves’ na Premier League. Diante do Burnley, o avançado emprestado pelo Benfica desbloqueou o marcador, num jogo em que a equipa da casa dominou e teve Rui Patrício, Rúben Neves, João Moutinho, Diogo Jota e Hélder Costa a titulares.
Em Goodison Park, o Everton consentiu a primeira derrota, sendo surpreendido pelo West (1-3), que somou os primeiros pontos na prova, no dia do 65.º aniversário de Manuel Pellegrini. Com estes resultados, os comandados de Marco Silva caem para o 10.º lugar, mantendo seis pontos, e o Wolverhampton sobe a 9.º, com oito pontos, a sete de Chelsea e Liverpool, a dupla que segue no comando, totalmente vitoriosa em cinco jornadas.
No sábado, o Manchester United de José Mourinho sofreu, mas averbou a segunda vitória consecutiva na prova, por 2-1, interrompendo assim o melhor arranque de sempre do Watford. Os ‘red devils’ estão em oitavo lugar, mas com os mesmos nove pontos de Tottenham e Arsenal.
Já o campeão Manchester City venceu o Fulham por 3-0, com Bernardo Silva no onze, ocupando a terceira posição da tabela classificativa, com 13 pontos. Em sentido inverso, o Leicester de Ricardo Pereira perdeu por 4-2 em casa do Bournemouth.
La Liga: Portugueses discretos e um líder isolado
O Sevilha de André Silva foi surpreendido em casa pelo Getafe, perdendo por 2-0 no jogo da quarta jornada. O avançado português voltou a ser titular pela formação andaluz, mas ficou novamente em 'branco' - depois de um 'hat-trick' na jornada inaugural, o internacional português ainda não se reencontrou com o golo.
Não foi, contudo, o único português em ação, já que na defesa do outro lado esteve Antunes, este sim com razões para sorrir, já que ajudou o Getafe a sair de Sevilha sem consentir qualquer golo. Ángel marcou os dois golos da noite, selando um resultado que projeta o Getafe para o quinto lugar, com sete pontos, em igualdade com o Celta, que é terceiro. Quanto ao Sevilha, está com quatro pontos, na 11.ª posição.
No sábado, o Atlético de Madrid, com Gelson Martins no banco, apenas se salvou nos descontos, com Borja Moreno a evitar a derrota com o Eibar (1-1). Em quatro jogos, os 'colchoneros' contam com uma vitória em casa, dois empates e uma derrota, o que já os deixa a sete pontos do líder Barcelona. O central português Paulo Oliveira, titular pelo Eibar, acabou por ser o único luso na partida.
Destaque ainda para o regresso de Gonçalo Guedes ao Valência, ainda que discreto – foi suplente utilizado nos 27 minutos finais de um jogo que começou como acabou, frente ao Betis - sem golos. Sem William Carvalho, a equipa sevilhana conseguiu equilibrar no Mestalla a partida com a formação 'che', que continua sem ganhar na prova, após três derrotas e um empate.
A liga espanhola, de resto, já tem um líder isolado, depois de o Barcelona vencer a Real Sociedad e beneficiar do empate do Real Madrid em Bilbau, com o Athletic (1-1). Os catalães somam neste momento 12 pontos contra 10 dos ‘merengues’.
Ligue 1: Jardim em maus lençóis
A quinta jornada da liga francesa veio confirmar o mau momento do Mónaco. A equipa de Leonardo Jardim averbou no último sábado o quarto jogo consecutivo sem vencer na prova, ao ceder um empate 1-1 na visita ao Toulouse. Depois de ganhar por 3-1 em casa do Nantes, o conjunto monegasco empatou com o Lille e perdeu com o Bordéus e o Marselha, pelo que amealhou apenas cinco pontos e segue no 15.º lugar.
Já o Lille, dos irmãos José e Rui Fonte e Xeka - Edgar Ié não saiu do banco – subiu ao segundo lugar, com os mesmos 10 pontos do Toulouse, estando a cinco do líder PSG – triunfo por 4-0 sobre o Saint-Étienne. Com ‘hat-trick’ do marfinense Nicolas Pépé, que marcou os dois primeiros de penálti, o Lille liderava confortavelmente em casa do Amiens, mas ainda permitiu a recuperação, inócua, para 2-3 – Konaté falhou um penálti para os locais.
Anthony Lopes viu o Lyon evitar a derrota em casa do Caen perto do fim: saiu na frente, consentiu a reviravolta, com o rival reduzido a 10 aos 55 minutos e o resultado 1-1, e depois foi Mendy (88) a evitar o pior.
Por fim, o Nantes de Miguel Cardoso continua mergulhado nos últimos lugares do campeonato (17.º), com cinco pontos somados ao fim de outras tantas jornadas. Neste domingo, a jogar em casa diante do Reims, não foi além de um nulo.
Bundesliga: Sortes diferentes antes da Champions
O Bayern Munique, que na quarta-feira defronta o Benfica para Liga dos Campeões, isolou-se na liderança da Bundesliga, ao receber e vencer o Bayer Leverkusen, por 3-1. Com Renato Sanches no banco, os bávaros chegaram a estar em desvantagem, mas rapidamente deram a volta ao marcador através de Tolisso, Robben e James Rodriguez. Beneficiando do empate entre Wolfsburgo e Hertha Berlim, as duas outras equipas que tinham vencido os primeiros jogos, o Bayern é já líder isolado com nove pontos.
Em sentido inverso, o Schalke 04, adversário do FC Porto na Champions, averbou a terceira derrota consecutiva no campeonato, ao perder por 2-1 no terreno do Borussia Monchengladbach. Antes de receber o campeão português na terça-feira, a equipa de Gelsenkirchen continua sem qualquer ponto somado em três jornadas, tal como o Leverkusen.
O Leipzig, onde alinha o português Bruma – que não saiu do banco -, somou a primeira vitória da temporada ao vencer por 3-2 o Hannover, com golos de Timo Werner (40 e 63 minutos) e do dinamarquês Yussuf Poulsen (nove minutos).
Comentários