O Atlético Madrid colocou-se na frente da eliminatória diante do Borussia Dortmund, ao derrotar os alemães esta noite por 2-1, na 1.ª mão dos quartos de final da Liga dos Campeões. Samuel Lino e Rodrigo de Paul marcaram para os colchoneros, Haller descontou para o Borussia Dortmund.

No Wanda Metropolitano estavam dois ‘outsiders’, emblemas que dificilmente são apontados como finalistas da Champions.

Mesmo assim, o Atlético, finalista vencido em 1973/74 (ainda na antiga Taça dos Campeões Europeus), 2013/14 e 2015/16, deixou pelo caminho, nos 'oitavos', o Inter Milão, vice-campeão da ‘Champions’ e a fazer uma época dominante em Itália.

Já o Borussia, vencedor em 1996/97 e finalista em 2012/13, tem como apresentação a boa campanha na fase de grupos, em que venceu um agrupamento em que estavam ainda PSG, AC Milan e Newcastle.

Na capital espanhola, a época caótica do Borussia Dortmund conheceu mais um episódio, agora no Wanda Metropolitano, onde a defesa alemã 'meteu muita água'. Logo aos cinco minutos, a equipa de Edin Terzić inventou na saída de bola, o Atlético Madrid pressionou, a bola foi ter com Rodrigo de Paul que atirou para a baliza deserta.

Aos oito minutos, Kobel redimiu-se do erro no golo e negou o 2-0 a Witsel, na sequência de um canto. Os comandados de Simeone pressionavam em todo o campo, asfixiando a saída dos alemães. Samuel Lino tentou aumentar a vantagem de forma acrobática mas a sua bicicleta morreu nas mãos de Kobel, aos 13 minutos.

O ex-Gil Vicente mostrava talento e, aos 30 minutos, fez o 2-0, novamente após erro da defesa do Borussia Dortmund. Antoine Griezmann foi quem ganhou a bola, meteu um passe fantástico para uma finalização eficaz de Samuel Lino.

Acordou o Dortmund na parte final do primeiro tempo. Rodrigo de Paul também inventou e quase que Adeyemi reduzia, aos 36. Aos 43 é Jan Oblak a salvar o Atlético de Madrid com uma defesa fantástica a remate de Maatsen. Excelente intervenção do esloveno!

O Borussia Dortmund voltou melhor após o intervalo, colocou em sentido os espanhóis mas o golo não aparecia.

Ficaria perto de aparecer na outra baliza, aos 76 por Samuel Lino. O brasileiro apareceu na cara de Kobel mas não consegui colocar a bola no fundo das redes. Depois foi Correa a falhar o 3-0, depois de um erro der Hummels.

O Dortmund marcou, finalmente, aos 82 minutos, pelo costa-marfinense Sebastian Haller. Depois de alguns ressaltos, o avançado atirou para o fundo das redes.

A equipa alemã terminou o jogo em cima dos comandados de Simeone, na procura do empate. As 87, o jovem Bynoe-Gittens atirou mas a bola bateu na barra e saiu. Aos 90+6, nova bola na barra de Oblak, agora por Julian Brandt, num cabeceamento que levava selo de golo.

O Atlético Madrid leva para o Signal Induna Park uma vantagem de um golo. O Dortmund precisa de corrigir os erros defensivos se quiser marcar lugar nas meias-finais da Liga dos Campeões.