O FC Porto defronta na noite desta quarta-feira o Basileia, na primeira mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões. Ora, o clube nortenho decidiu realçar algumas particularidades deste encontro.
A partida será disputada em Basileia, cidade que não traz boas memórias aos "dragões", uma vez que perderam a sua primeira final europeia ai, num encontro com a Juventus (2-1). Contudo, são os "azuis e brancos" que têm mais títulos.
Mas as ligações não se ficam por aqui, os dois clubes foram fundados em 1983, com apenas 48 dias de diferença. Além disso, o técnico da turma suíça é Paulo Sousa, uma cara conhecida dos portugueses.
Conheça mais algumas das curiosidades deste duelo:
O FC Porto defronta esta quarta-feira o Basileia, no St. Jakob-Park, na primeira-mão dos oitavos da Liga dos Campeões, e o site oficial do emblema azul e branco deu a conhecer alguns pontos em comum entre os dois clubes.
FC Porto e Basileia foram fundados no mesmo ano, em 1893, com apenas 48 dias de diferença.
Foi em Basileia que os dragões disputaram a sua primeira final europeia, em 1984, diante da Juventus. No entanto, o resultado não foi positivo para os azuis e brancos, que perderam por 2-1. Esta final aconteceu apenas dois anos depois da chegada de Jorge Nuno Pinto da Costa à presidência do clube.
O treinador do Basileia é o português Paulo Sousa, que defrontou por 12 vezes o FC Porto enquanto jogador o Sporting, Benfica e Panathinaikos, tendo vencido os dragões apenas por duas vezes.
O clube da invicta chega a esta eliminatória sem nenhuma limitação entre os seus jogadores. Já Paulo Sousa tem algumas dúvidas quanto à possibilidade de alguns dos seus atletas estarem aptos ou não para esta partida.
FC Porto e Basileia nunca se defrontaram antes, mas o clube da invicta apresenta um saldo positivo diante dos adversários suíços, com três vitórias, dois empates e apenas uma derrota.
Os azuis e brancos chegam a esta fase da competição sem qualquer derrota na fase de grupos. Já os suíços contaram com três derrotas no grupo B.
Mark Clattenburg é o árbitro que vai apitar esta noite a partida entre os dragões e o Basileia, ele que já tinha apitado uma partida dos portugueses diante do Málaga, a 19 de fevereiro de 2013, que terminou com uma vitória para os azuis e brancos.
A nível de títulos, FC Porto tem 74 títulos oficiais e o Basileia conta apenas com 27.
Comentários