O Sporting estreou-se a ganhar no arranque da fase de liga da Liga dos Campeões 24/25, ao receber e vencer o Lille por , num jogo que dominaram por completo.

O inevitável Viktor Gyokeres marcou perto do fim da primeira parte, já depois de os leões terem deixado alguns avisos, e minutos mais tarde a expulsão de Angel Gomes deixou os visitantes reduzidos a dez e facilitou ainda mais a vida da equipa de Rúben Amorim. Debast, com um grande golo, dilatou a vantagem na segunda parte. Após derrota ante o FC Porto na Supertaça a abrir a época, o Sporting só sabe ganhar e já vai em seis vitórias seguidas.

Início algo lento e contrariedade a abrir

Os primeiros minutos foram de bola longe das duas balizas. Com algumas mexidas no onze em relação àquele que entrou em campo na passada sexta-feira, frente ao Arouca, o Sporting demorou algum tempo a impor o seu jogo, acusando talvez o nervosismo da estreia europeia esta época.

O Lille aproveitava para ter algum tempo de posse de bola no meio-campo leonino, sem criar perigo. No quarto de hora inicial, nota apenas para uma contrariedade para os leões, com Gonçalo Inácio a sair lesionado e a ceder o seu lugar a Matheus Reis.

Em crescendo até ao golo do homem do costume

Perto do quarto de hora o primeiro remate do Sporting deu o mote para o crescimento do Sporting no jogo, com Morita a rematar em arco, ao lado. Logo depois foi Pedro Gonçalves, no seguimento de uma boa jogada coletiva, a rematar também em jeito, ligeiramente ao lado, já dentro da área.

Trincão também ameaçou, num remate rasteiro, cruzado, e Gyokeres deixou um primeiro aviso, com um remate que aqueceu as luvas do guarda-redes do Lille. Alvalade empolgava-se e, pouco depois, o sueco - quem mais - iria marcar mesmo.

Aos 38 minutos, cruzamento de Matheus Reis, a bola a subir, Alexsandro falha o corte e o esférico sobra para Pedro Gonçalves, que toca para Gyokeres e este fez o resto: trabalho individual, a rodar com vários adversários por perto e a rematar fortíssimo, de pé direito, rasteiro e colocado, levando os adeptos verdes e brancos ao rubro.

Expulsão a fechar a primeira parte e tiraço de Debast arrumam questão

A vida ficou ainda mais complicada para o Lille que, se pouco tinha feito até aí, em maiores apuros ficou depois de se ver reduzido a dez elementos, ainda antes do intervalo. Angel Gomes foi expulso por acumulação de cartões amarelos, no seguimento de uma entrada fota de tempo sobre Gyokeres, por trás.

Em vantagem no marcador e em superioridade numérica à saída para os balneários, o Sporting entrou na segunda parte decidido a resolver de vez a questão. Quenda, que realizou uma excelente exibição, cabeceou ligeiramente ao lado e Catamo também errou o alvo por pouco num remate cruzado antes de Alvalade assistir a mais um dos grandes momentos da noite.

Titular esta noite, o belga Debast encheu-se de convicção e aos 65 minutos o central belga desferiu de fora da área um potentíssimo remate  que levou a bola a embater ainda no ferro antes de entrar para dentro da baliza francesa. Osmais de 41 mil espectadores em Alvalade aplaudiram de pé e Debast agradeceu os aplausos, fazendo assim esquecer os erros do embate da Supertaça com o FC Porto, na sua estreia com a camisola dos leões.

Quenda e Gyokeres às malhas laterais

O triunfo podia ter sido ainda mais dilatado, mas Chevalier defendeu bem um remate de Daniel Bragança. que entrou ao intervalo para o lugar de Morita e, na recarga, Quenda atirou às malhas laterais. Aos poucos o Sporting baixou de intensidade, mas ainda houve tempo para mais uma daquelas ararncadas de Gyokeres, a atirar também ele às malhas laterais.

O resultado não sofreu mais alterações e os três pontos ficaram mesmo em Alvalade, neste arranque dos leões na Liga dos Campeões 24/25. O próximo embate, na Jornada 2, será nos Países Baixos, frente ao PSV.