A UEFA está a considerar abolir os prolongamentos nas fases a eliminar da Liga dos Campeões, avançando diretamente para as grandes penalidades caso as equipas estejam empatadas no final dos 90 minutos.

A informação foi divulgada pelo jornal inglês The Guardian, que aponta que a medida ainda precisa de aprovação por parte do Comité Executivo da UEFA e dificilmente entrará em vigor antes de 2027, devido ao atual ciclo de direitos televisivos.

A sobrecarga de jogos tem sido alvo de críticas por parte de jogadores, treinadores e da FIFPro, que alertam para o aumento do risco de lesões e para a quebra da qualidade do futebol devido ao desgaste excessivo e ao menor tempo de treino entre partidas.

Esta época, tanto a Liga dos Campeões como a Liga Europa já sofreram alterações no formato, com a fase de grupos tradicional a dar lugar a uma fase de liga, aumentando o número de jogos por equipa de seis para oito. Além disso, clubes como Benfica, Sporting e FC Porto, que não garantiram o apuramento direto para os oitavos de final, vão disputar um play-off, acrescentando ainda mais dois jogos ao calendário.

A carga de partidas continuará a crescer, com o novo Mundial de Clubes de 32 equipas (12 das quais europeias), que se disputará no próximo verão, terminando já dentro do período de pré-época.