O Sporting defronta esta quinta-feira o Midtjylland da Dinamarca, num jogo onde está obrigado a vencer para seguir para os quartos de final da Liga Europa. Na 1.ª mão em Alvalade os Leões evitaram a derrota no último lance do encontro, graças a um golo do central Coates.
Ao contrário do que acontecia há alguns anos, o golo marcado em Alvalade não dá vantagem aos dinamarqueses, pelo que o encontro de Herning vai ser totalmente decisivo.
Os 'leões' estão pressionados para este encontro, uma vez que este é praticamente o único objetivo da equipa até final da temporada, depois de ter 'caído' na Taça de Portugal, perdido a final da Taça da Liga e estar muito longe dos primeiros lugares da I Liga.
O Midtjylland também se apresenta a um nível muito inferior ao da época passada, em que lutou pelo título até à última jornada, ocupando a quarta posição na Liga dinamarquesa, já a 10 pontos do líder Nordsjaelland.
O Sporting, que foi terceiro na fase de grupos da Liga dos Campeões e, por isso, relegado para a segunda competição da UEFA, tenta um lugar nos oitavos de final da competição, onde já se encontram as equipas apuradas diretamente como vencedoras da fase de grupos da Liga Europa.
Momento de forma: duas equipas longe dos objetivos
A equipa de Rúben Amorim aparece moralizada, após a vitória na última ronda da I Liga diante do Chaves, para levar de vencida o 4.º colocado da principal liga dinamarquesa de futebol. O jogo em Chaves marcou o regresso dos Leões aos triunfos, depois da derrota com o FC Porto para a I Liga e o empate com este mesmo Midtjylland.
O Sporting vive uma época de altos e baixos, como mostram os resultados. A equipa tinha tudo para seguir em frente na Liga dos Campeões, ao arrancar a fase de grupos co duas vitórias, mas depois somou apenas um empate e perdeu três partidas, que o atiraram para o 3.º posto e consequente queda para a Liga Europa.
A formação de Alvalade foi afastado da Taça de Portugal pelo Varzim, da Liga 3, perdeu a final da Taça da Liga para o FC Porto e está a oito pontos do 3.º lugar, o Braga, e já a uns distantes 15 pontos do líder Benfica.
Nas últimas dez partidas, o Sporting perdeu três, empatou dois e venceu cinco.
O Midtjylland também vem de uma vitória, após golear o Vyborg (4-0), resultado que lhe permitiu voltar aos triunfos, cinco jogos depois. A formação da cidade de Hernin está longe dos objetivos propostos: caiu na pré-eliminatória de acesso à fase de grupos da Champions aos pés do Benfica. Na Liga local, o Midtjylland já está a 10 pontos do líder Nordsjaelland.
A equipa venceu apenas quatro dos seus últimos dez jogos, dois deles diante do Vyborg (Taça e Campeonato), outro frente ao FA 2000 na Liga dinamarquesa e outro contra o Sturm Graz
Histórico: Leões já eliminaram dinamarqueses
Este será o quatro embate entre os dois emblemas. Na única visita ao terreno do Midtjylland, o Sporting conseguiu uma vitória confortável, por 3-0, antes de vencer em casa por 3-2, na primeira ronda da Taça UEFA de 2001/02.
Finalista da Taça UEFA - antiga denominação da Liga Europa - em 2004/05, o Sporting 'caiu' nos 16 avos de final nas duas últimas vezes que esteve na fase a eliminar da segunda prova europeia de clubes, em 2018/19 e 2019/20.
O Midtjylland tenta chegar pela primeira vez aos oitavos de final da Liga Europa, depois de, no início da época, ter perdido com o Benfica na terceira pré-eliminatória da 'Champions'.
O que dizem os treinadores:
Rúben Amorim, treinador do Sporting: "O que nós temos de fazer é ter a bola, sem ansiedade, sem dúvidas daquilo que fazemos. Jogar melhor, porque aí estamos mais perto de vencer. Ter muita atenção nas bolas paradas, quer defensivas, quer ofensivas, que vão ser determinantes neste jogo. Muito basicamente, é jogar melhor para ganhar o jogo"
Albert Capellas, treinador do Midtjylland: "Temos de marcar mais um golo do que o Sporting. Devemos estar atentos nas áreas, tanto na defesa como no ataque. No futebol, a linha entre ganhar e perder é muito ténue. Temos que lutar muito para que as pequenas coisas influenciem a nosso favor"
Para este jogo a UEFA nomeou o árbitro eslovaco Ivan Kruzliak. Kruzliak, de 38 anos e árbitro internacional desde 2011, contará com os seus compatriotas Branislav Hancko e Jan Pozor como assistentes, enquanto no videoárbitro (VAR) estará o polaco Bartosz Frankowski.
O Sporting defronta o Midtjylland às 17h45 (horas de Lisboa) desta quinta-feira, na Arena Herning, na Dinamarca, uma semana depois de ter empatado 1-1 no jogo da primeira mão, no Estádio José Alvalade.
Um jogo para seguir, como sempre, AO MINUTO no SAPO Desporto.
Comentários