
23 de agosto de 2016. Tal como esta quinta-feira, o FC Porto visita o terreno da AS Roma para a segunda mão de uma eliminatória europeia depois de um empate 1-1 em casa na primeira mão. E venceu por 3-0, com golos Felipe, Miguel Layun e Jesús Corona. O treinador era, então, Nuno Espírito Santo, com os dragões a garantirem então um lugar na fase de grupos da Liga dos Campeões.
Esta quinta-feira, a partir das 17h45, os azuis e brancos vão tentar replicar essa que foi a sua última vitória em solo italiano. É que, desde então, o FC Porto já disputou mais sete jogos em Itália e não ganhou nenhum, empatando dois e perdendo cinco, um dos quais com a Roma (ainda que uma dessas cinco derrotas, por 3-2, diante da Juventus, após prolongamento, tenha valido um saboroso apuramento para os quartos de final da Liga dos Campeões).
Últimas visitas a Itália não têm sido muito felizes
Esse triunfo de 2016 no Stadio Olimpico foi mesmo o único do FC Porto fora de portas contra equipas italianas nas últimas 13 deslocações a Itália. A anterior vitória tinha sido 20 anos antes, por 3-2, em San Siro, em 1996, num jogo memorável em que Mário Jardel saltou do banco para bisar e garantir o triunfo sobre um AC Milan onde pontificavam nomes como Paolo Maldini, Marcel Desailly, Zvonimir Boban ou Roberto Baggio, entre outros. António Oliveira era, então, o treinador dos dragões.
Ao todo, em 20 jogos como visitante contra equipas italianas e só ganhou quatro - para além dessas vitórias sobre Roma e Milan venceu também nos terrenos de Sampdoria, em 1995, e mais uma vez na casa do Milan, em 1979.
A mais recente visita do FC Porto a Itália também foi a Roma, mas para defrontar a Lazio, e teve lugar já na presente temporada, na fase de liga desta Liga Europa, resultando numa derrota por 2-1.
Eliminatórias costumam sorrir aos dragões, finais nem por isso
Considerando também os jogos em casa, o jogo desta noite vai ser o 43.º da história do FC Porto contra adversários italianos nas competições europeias e o saldo é negativo: 12 vitórias, 13 empates e 17 derrotas. Não ganhou nenhum dos últimos cinco.
Curiosamente, contudo, no que toca a eliminatórias a duas mãos, o FC Porto já disputou 13 contra formações italianas e aí o saldo é bem positivo: 9 apuramentos e apenas 4 eliminações. E frente à Roma a eficácia é de 100 por cento: 3 eliminatórias disputadas entre FC Porto e Roma no passado, 3 apuramentos para os portistas.
Menos feliz é a história do FC Porto em finais contra equipas de Itália, com duas derrotas. Os dragões perderam por 2-1 na final da Taça UEFA de 1984 contra a Juventus de Platini, Paolo Rossi e Boniek, e perderam também a Supertaça Europeia de 2003 por 1-0 frente ao Milan de Rui Costa, Rivaldo e Shevchenko.
Comentários