
O governo do Irão mostrou-se esta segunda-feira preocupado com a possibilidade de os Estados Unidos recusarem a atribuição de vistos a jogadores da seleção iraniana de futebol para o Mundial 2026, prova que para além dos EUA decorrerá também no México e Canadá.
- Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt -
"Esperamos que o governo dos Estados Unidos se abstenha de politizar o âmbito desportivo. Sendo um dos anfitriões do Campeonato do Mundo, o governo norte-americano tem responsabilidades claras e específicas para com as delegações desportivas de todos os países", alertou o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros iraniano, Ismail Baghaei.
"Queremos expressar desde já esta nossa preocupação com um eventual uso indevido da condição de anfitrião para fins políticos contra os atletas iranianos", sublinhou ainda o diplomata.
Baghaei lembrou as proibições impostas pela administração de Donald Trump a diplomatas iranianos que viajaram no mês passado a Nova Iorque para participar na Assembleia Geral das Nações Unidas e que foram obrigados a requerer uma autorização prévia junto do Departamento de Estado para poderem fazer um conjunto de compras.
As autoridades iranianas informam já deram conta desta preocupação junto da FIFA e de outras organizações desportivas internacionais, na esperança de que a emissão dos vistos ocorra atempadamente e sem problemas.
O Campeonato do Mundo de futebol tem início marcado para 11 de junho de 2026 e decorrerá até 19 de julho do mesmo ano
Comentários