O Benfica recebe o Estoril Praia, em jogo da 25.ª jornada da I Liga, numa fase em que precisa urgentemente de voltar à vitórias para aumentar os níveis de confiança e não deixar o Sporting distanciar-se, ainda mais, na liderança do campeonato.

Já os canarinhos, estão perto da zona perigosa da tabela e têm que somar pontos para evitar desilusões no final da temporada.

O encontro está marcado para as 20.30 horas, no Estádio da Luz.

Momento de forma

As águias atravessam uma das fases mais complicadas da temporada. Após os desaires nas competições nacionais, com Sporting (Taça de Portugal) e FC Porto (I Liga), esta quinta-feira houve novo desaire com o Rangers (Liga Europa). A equipa não tem apresentado o futebol demonstrado na época passada e tem revelado fragilidades que até há bem pouco tempo não eram conhecidas.

Além disso, Roger Schmidt parece estar a esgotar a paciência dos adeptos, que não têm gosta dos resultados e das declarações do treinador alemão. Nos últimos oito jogos registam-se três vitórias, três empates e duas derrotas, número que não são habituais nos encarnados. Por tudo isto, o jogo com o Estoril ganha redobrada importância, uma vez que o Benfica está a um ponto do Sporting (que tem menos um jogo) e é perigoso deixar a distância aumentar para quem tem ambições de ser campeão.

Por outro lado, o Estoril parece numa fase descendente, depois de um período em que a equipa de Vasco Seabra aliava bom futebol a resultados e está demasiado perto da zona despromoção. Para se ter uma noção da péssima fase canarinha, nos últimos 12 encontros perdeu oito, empatou dois e só venceu outros dois.

Os estorilistas seguem na 15.ª posição da classificação, com os mesmos pontos do Estrela da Amadora que segue em zona de play-off de manutenção, e a apenas quatro da despromoção imediata, que neste momento está atribuída a Chaves e Vizela.

No que toca a ausências, do lado encarnado Otamendi (castigado) e Bernat (lesionado) não entram nas contas de Schmidt, enquanto que no Estoril, Cabaco, Holsgrove e Pedro Álvaro estão todos a contas com lesões e vão ver o jogo na bancada.

Histórico de confrontos

Neste capítulo os encarnados foram sempre dominadores ao longo da História. No total registam-se 73 encontros entre as duas equipas, com 54 vitórias encarnadas e cinco dos canarinhos. Pelo meio, houve ainda 14 empates.

Se o primeiro duelo aconteceu em 1944, com uma expressiva goleada das águias (8-0), o último confronto foi boa memória para a equipa de Vasco Seabra. Os estorilistas conseguiram aguentar o adversário até ao final dos 90 minutos regulamentares, através do golo de Guitane que depois viu Aursnes empatar, e sorriram nas grandes penalidades para garantir um lugar na final da Taça da Liga.

No que toca a golos a diferença é grande e o Benfica pode mesmo chegar aos 200 nesta partida - para já tem 198 -, mas o Estoril também apresenta um registo de respeito tendo em conta o número de derrotas neste confronto direto e já leva 65 golos marcados aos encarnados.

Se quisermos ser mais específicos e analisarmos só os duelos na Primeira Liga, verificamos que já houve 57 encontros, dos quais 74% (42) acabaram com triunfo das águias e apenas 7% (4) caíram para os canarinhos. Nos restantes 19% (11) não houve vencedor.

O que disseram os treinadores

Roger Schmidt, do Benfica:

Vasco Seabra, do Estoril:

O Benfica-Estoril, referente à 25.º jornada da Primeira Liga terá arbitragem de Manuel Oliveira, que será assistido por Carlos Campos e Hugo Santos. O VAR estará entregue a Luís Ferreira, com apoio de Nuno Manso no AVAR. Vítor Ferreira foi oe scolhido para desempenhar funções de quarto árbitro.