Senhoras e senhores, parou tudo: É dia de Clássico!
A 24.ª jornada do campeonato português de futebol traz, este domingo, um dos jogos mais antecipados de toda a temporada. No Estádio do Dragão, o Benfica vai tentar voltar a fazer o que fez na primeira volta, quanto ao FC Porto vai tentar apagar os últimos jogos para o campeonato da memória com uma vitória.
Momento de forma: Águias a golear e Dragões a deslizar
A equipa de Sérgio Conceição tem atravessado um período conturbado ao que ao campeonato português diz respeito. Nas últimas quatro jornadas os portistas apenas conseguiram venceram o Estrela da Amadora, tendo perdido em Arouca e empatado frente ao Rio Ave e ao Gil Vicente.
A atravessar aquela que é a pior fase da temporada, a vitória nos Açores traz algum alento extra ao emblema azul e branco, não que um clássico precise de muita motivação...
Mas, a verdade é que o FC Porto precisa de ganhar, se quer continuar a sonhar com o título nacional de campeão, uma vez que, caso saia derrotado ficará a 12 pontos dos encarnados.
Sérgio Conceição não vai poder contar com dois jogadores no embate frente aos campeões nacionais, visto que, Zaidu e Marcano são baixas prolongadas nos dragões. Quanto a Mehdi Taremi continua em dúvida para o duelo de domingo.
As águias deslocam-se ao terreno dos dragões com a derrota, por 2-1, frente ao Sporting, bem presente na mente dos encarnados. Mas, o Benfica quer prolongar a campanha de 23 jogos sem perder no campeonato português, uma vez que, a última derrota aconteceu na jornada inaugural da I Liga, estando invictos desde aí.
As águias vêm de nova goleada, desta vez, frente ao Portimonense, na última jornada da Primeira Liga portuguesa. Tanto nesse jogo, como em Alvalade, Roger Schmidt apostou num ataque móvel, com Rafa a ser o elemento mais avançado da comitiva encarnada. Para o Dragão resta agora a dúvida se o técnico alemão volta a apostar no mesmo onze, ou se faz regressar um ponta de lança na frente de ataque.
A única baixa para a deslocação ao Dragão é Juan Bernat, que continua a recuperar de uma lesão.
Histórico de confrontos: Azul e branco reina num duelo com muita história
Uma das rivalidades mais antigas do futebol português assinala, este domingo, o encontro número 255 entre os dois emblemas. O primeiro confronto entre as duas equipas data a 1931 e, desde aí, que o histórico sorri aos dragões que contam com mais de uma dezena de vitórias em comparação às águias: O FC Porto conta com 101 vitórias, contra as 91 do Benfica, tendo 61 dos encontros terminado com uma igualdade no marcador.
A atual temporada já trouxe dois confrontos entre Benfica e FC Porto e, contrariamente ao que conta a história, foram os encarnados a levar a melhor. A figura principal desses dois encontros foi a mesma: Ángel Di Maria. No seu regresso ao clube da Luz, o extremo argentino inaugurou o jogo da Supertaça (2-0) e voltou a marcar o derradeiro golo na primeira volta do campeonato (1-0).
Se de golos falamos, é importante salientar que, por norma, este costuma ser um jogo que termina com uma vantagem mínima no marcador. Ao que aos tentos diz respeito o Benfica leva uma vantagem, com 390 golos apontados, contra os 360 do FC Porto.
No Estádio do Dragão o emblema azul e branco costuma ser dono e senhor, com 59% das vitórias em 117 confrontos (69 vitórias e 30 empates), também nos golos há uma vantagem dos dragões a ser registada, são 171 tentos contra os 103 da formação de Lisboa.
Ao que o campeonato diz respeito o FC Porto também segue na frente com mais 12 vitórias que os encarnados (71 contra 59).
Roger Schmidt tem mudado, nos últimos jogos, o panorama nos confrontos frente à equipa de Sérgio Conceição, visto que, o treinador português estava habituado a não perder frente às águias, de forma que, já somava nove jogos sem perder, com sete vitórias e dois empates. Contudo, desde a entrada do técnico alemão o Benfica já venceu três, dos quatro encontros.
De relembrar que este será o 29.º encontro entre Sérgio Conceição e o Benfica e o quinto de Roger Schmidt com o FC Porto.
O que dizem os treinadores:
Sérgio Conceição, treinador do FC Porto: "Não faço a mínima ideia [se o Benfica vai apresentar um ataque móvel]. Trabalhamos em função do que tem sido o Benfica na sua dinâmica. Um ataque móvel depende da mobilidade do ataque... Às vezes pega-se numa ideia, ou em algo que é dito por algumas pessoas, não aprofundado, e ataque móvel são pequeninos e jogadores de diferentes características físicas e por vezes não é assim"
Roger Schmidt, treinador do Benfica: "Não é fácil criar oportunidades contra eles e temos de estar muito organizados, pois eles estão sempre à procura de espaços abertos. É diferente jogar em casa ou campo neutro do que no estádio deles. Têm o fator casa, mas estamos prontos para lutar 90 minutos para obtermos o melhor resultado possível"
Equipa de arbitragem:
O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol nomeou o árbitro João Pinheiro, para dirigir a partida da 24.ª jornada da Primeira Liga, contando com Bruno Jesus e Luciano Maia como árbitros assistentes e António Nobre como quarto árbitro. Tiago Martins vai estar no videoárbitro, com assistência de André Campos.
O FC Porto recebe o Benfica, no Estádio do Dragão, neste domingo, naquele que é o jogo principal da 24.ª jornada do campeonato português, com início marcado para as 20h30 e pode ser acompanhado, AO MINUTO, no SAPO Desporto, com fotos e vídeos dos principais lances.
Comentários