Quatro pontos é o que separa o 1.º do 2.º colocado na I Liga de futebol, no final da 1.ª volta. Na luta pelo título, o Benfica tem vindo a dominar a prova desde o início mas os pontos perdidos nas derradeiras rondas deu esperança aos perseguidores, o surpreendente SC Braga, segundo na tabela, e o FC Porto, 3.º. O Sporting parece já não fazer parte da luta pelo título, com o 4.º posto que ocupa, já a 12 pontos da liderança.
Benfica: arranque fortíssimo deu embalo mas últimos jogos preocupam
O Benfica aparece como principal candidato a vencer a prova, não só pelos pontos de vantagem na liderança, mas também pelo futebol. No virar do campeonato, os Encarnados são a equipa com menos derrotas (uma, diante do SC Braga), a segunda com menos empates (dois empates, Braga tem um), melhor ataque (43 golos marcados) e a segunda melhor defesa (12 golos, FC Porto tem 11).
É em casa onde se nota mais este domínio do Benfica: só o Sporting não perdeu no terreno dos Encarnados, onde empatou 2-2 na 16.ª jornada. Fora de casa, a equipa de Roger Schmidt sofreu em Braga a única derrota que tem agora agora. O Benfica também empatou com a zero bolas no terreno do Vitória de Guimarães.
Os líderes da prova arrancaram com sete vitórias seguidas, interrompidas com o empate em casa dos vitorianos.
Para já, no duelos com os principais candidatos, os Encarnados fizeram os três resultados possíveis: vitória em casa do FC Porto por 1-0, empate na Luz com o Sporting e derrota em Braga por 3-0.
Na segunda volta, os Encarnados recebem o FC Porto em abril, na 27.ª ronda, o Braga em maio na 31.ª ronda e o joga em casa do Sporting na 33.ª jornada, também em maio.
Em relação a primeira volta de 2021/22, o Benfica melhorou (era 3.º): tem mais quatro pontos (tinha 40), menos derrotas (tinha três) e mais um empate (tinha um).
Braga: minhotos são a melhor equipa fora de casa
O Braga é, no final da 1.ª volta, a grande sensação na luta pelo título. Os minhotos, orientados por Artur Jorge, são segundos, com mais um ponto que o FC Porto (40, contra 39), a única equipa dos chamados grandes que os venceram. Os arsenalistas somaram ainda mais duas derrotas, todas em casa e pela margem mínima, diante do Casa Pia e do Desportivo de Chaves.
Fora de portas, são a melhor equipa do campeonato, com oito vitórias e apenas uma derrota e apresentam números muito próximos de Benfica e FC Porto: tem o terceiro melhor ataque (39 golos marcados) e a terceira melhor defesa (13 golos sofridos, mais dois que FC Porto e mais um que Benfica). A equipa está numa sequência de cinco vitórias seguidas, estando a uma de igualar o seu melhor período, quando conseguiu seis triunfos consecutivos na I Liga, entre a 2.ª e a 7.ª ronda.
Com os três grandes, o Braga foi goleado no Estádio do Dragão (4-1), venceu o Benfica em casa e empatou 3-3 com o Sporting também em casa. Na segunda volta recebe os Dragões e joga em casa dos dois candidatos lisboetas, Benfica e Sporting.
Em comparação com mesmo período da época passada, o Braga melhorou: era 4.º com 32 pontos (tem 40 agora), tinha cinco empates e três derrotas (tem um empate e três derrotas agora).
FC Porto: época de altos e baixos com resultados surpreendentes
Os Dragões terminaram a 1. volta do campeonato a cinco pontos do líder Benfica, numa época de altos e baixos na prova. A equipa de Sérgio Conceição somou três empates e duas derrotas ao cabo de 17 rondas, o que os deixa no 3.º posto. A equipa azul e branca detém a melhor defesa (11 golos sofridos) e o segundo melhor ataque (41 golos marcados, menos dois que o Benfica).
Em casa, a equipa venceu sete dos nove oito disputados e só não ganhou ao rival Benfica. De resto, goleou sempre no Dragão para a I Liga. Nos jogos com os principais rivais na luta pelo campeonato, venceu o Sporting e o Braga e perdeu com os Encarnados.
O problema da equipa de Sérgio Conceição está fora de portas: a derrota (1-3) em casa do promovido Rio Ave surpreendeu, logo na 4.ª jornada. A equipa empatou ainda com Estoril (1-1), Santa Clara (1-1) e Casa Pia (0-0), pelo que perdeu nove pontos fora de casa apenas na primeira metade do campeonato.
A irregularidade da equipa na prova vê-se também pela cadência de resultados: só conseguiu uma sequência de três vitórias seguidas.
O calendário do FC Porto na segunda volta não será fácil já que irá defrontar os principais candidatos fora de portas: Sporting, Braga e Benfica, entre a 20.ª e a 27.ª jornada.
A equipa de Sérgio Conceição caiu muito em relação a época passada: no final da 1.ª volta de 2021/22, liderava com 47 pontos, 15 vitórias, dois empates e nenhuma derrota. Agora tem menos oito pontos, mais derrotas (2) e mais empates (3).
Sporting: desastres fora de casa deixam Leão quase fora da luta pelo título
É, dos três grandes, aquele que apresenta piores resultados no final da primeira volta do campeonato. O Sporting vive uma época atípica na I Liga, com pontos perdidos em sete dos 17 jogos disputados. A equipa de Rúben Amorim só marcou 33 golos em 17 rondas, contando ainda com 19 golos sofridos, a uma média superior a um golo por jornada.
Fora de casa a equipa tem tido os piores resultados, que também explicam os 12 pontos de atraso para o líder Benfica. Em nove jogos, o Sporting venceu apenas três: Famalicão (1-2), Estoril (2-0) e Santa Clara (2-1). E ainda empatou com o Braga (3-3) e o Benfica). Ou seja, o Sporting tem quatro derrotas e dois empates longe de Alvalade, o que perfazem 16 pontos perdidos em apenas 17 jornadas.
Em casa, venceu sete dos oito jogos disputados e só foi derrotado pelo Desportivo de Chaves.
Na segunda volta, a equipa de Rúben Amorim irá receber FC Porto, Benfica e SC Braga, pelo que poderá recuperar pontos aos rivais diretos na luta pelos lugares cimeiros.
Se compararmos com 2021/22, vemos que o Sporting foi dos favoritos ao título quem mais pontos perdeu (12). Na época passada, no final da 1.ª volta o Sporting era 2.º com 44 pontos, menos dois que o líder FC Porto. A equipa de Rúben Amorim tinha dois empates e uma derrota, contra os dois empates e cinco derrotas que leva nesta temporada.
Comentários