O campeão Manchester City aproveitou da melhor maneira o deslize do líder Chelsea e goleou o Newcastle (5-0), numa 26.ª jornada da Liga inglesa de futebol em que conseguiu reduzir a distância para os ‘blues’ para cinco pontos.

Poucas horas antes, o Chelsea tinha consentido um empate em Stamford Brigde perante o modesto Burnley (1-1) e no momento de tirar proveito disso o City não facilitou: aos dois minutos já vencia com um golo de Aguero, de grande penalidade.

Foi um início de grande sufoco para o Newcastle, que ainda viu a equipa de Manuel Pellegrini aumentar a vantagem no primeiro período da etapa inicial, com golos do francês Nasri (12 minutos) e do bósnio Edin Dzeko (21).

Uma margem muito confortável para o campeão, que hoje chegou ao seu resultado mais volumoso nesta época na Liga – só superado pelos 7-0 ao Sheffield Wednesday na Taça da Liga -, com um ‘bis’ do espanhol David Silva (51 e 53 minutos).

O triunfo deixa o Manchester City com 55 pontos, menos cinco do que o Chelsea.

A equipa de José Mourinho empatou com o ‘aflito’ Burnley, num jogo em que o sérvio Matic foi expulso aos 70 minutos. Com uma vantagem magra, graças a um golo de Ivanovic – já tinha marcado a meio da semana no campo do Paris Saint-Germain (1-1) -, o Chelsea acabou por desperdiçar a vantagem quando já estava reduzido a dez jogadores.

Matic ‘perdeu a cabeça’ aos 70, ao empurrar um adversário e receber ordem de expulsão. O sérvio reagiu a uma entrada duríssima de Barnes, que deveria ter visto cartão vermelho e nem sequer viu o amarelo.

O golo do Burnley (18.º e primeira equipa na zona de descida) aconteceu aos 81 minutos, com o central inglês Ben Mee a marcar de cabeça, na sequência de um canto.

Também hoje, outro 'grande' escorregou, mas com piores consequências. O Manchester United perdeu fora, com o Swansea (9.º), e caiu para a quarta posição, cedendo o terceiro posto ao Arsenal, que venceu fora o Crystal Palace (2-1).

A jornada terá mais três jogos domingo, entre os quais a receção do Southampton (5.º classificado), de José Fonte, ao Liverpool (7.º).