O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), Pedro Proença, afirmou hoje que o convite para presidir à Associação das Ligas Europeias é “altamente honroso” para o futebol nacional, referindo que está num “momento de reflexão”.

O desafio para presidir à Associação das Ligas Europeias de Futebol Profissional – European Leagues é “um convite altamente honroso para o futebol português”, disse Pedro Proença, em declarações à comunicação social no final da Cimeira de Presidentes, organizada pela Liga, que decorreu hoje em Coimbra.

Segundo Pedro Proença, existe a possibilidade de vir a presidir à European Leagues, estando num “momento de reflexão”.

“Estou num momento de reflexão para perceber se é possível compatibilizar. Também vos quero dizer que se tiver de optar por estar à frente da European Leagues ou, eventualmente, estar só à frente da Liga Portugal é claro que estarei no futebol português”, vincou.

Pedro Proença sublinhou ainda que este convite mostra também a capacidade que o país tem “de gerar talento, no que diz respeito ao futebol”.

Questionado sobre o processo de centralização dos direitos audiovisuais, Pedro Proença aclarou que, durante a cimeira, a Liga partilhou que conta cumprir as datas previstas no decreto-lei, que fixa em 2026 a apresentação do modelo centralizado e em 2028 a implementação do modelo.

“Aquilo que partilhámos é que existe a possibilidade de um processo de antecipação, que está em cima da mesa, que está a ser negociado, e que há verdadeiros interessados, o que é demonstrativo da apetência e da valia do futebol português”, referiu.