Bruno de Carvalho deu uma conferência de imprensa ao início da tarde desta quarta-feira onde abordou a saída de Jorge Jesus do Sporting, de Guilherme Pinheiro da SAD e da marcação de uma Assembleia-geral por parte da Mesa da Assembleia-geral demissionária, para afastar os atuais órgãos sociais.

Na conferência, BdC, 'disparou' contra Jaime Marta Soares, a quem culpa pela atual crise do Sporting. O presidente do clube leonino fugiu sempre as perguntas dos jornalistas e disse que nunca se irá demitir.

Eis o essencial da conferência

"Era bom que não tivesse de fazer este tipo de conferências, principalmente neste dia em que rebenta mais um escândalo no rival. Mas temos de o fazer a bem da verdade e do Sporting."

"As pessoas não tem noção do que é uma democracia, do que se está a passar. [...] Mas está tudo maluco? Fomos eleitos e estamos contra a democracia? A MAG demite-se, o Conselho Fiscal também demite-e e a democracia mandava que nos demitamos? Não percebo?"

"Quem afastou a Mesa e o Conselho Fiscal foram eles próprios. A partir daí tivemos de tomar atos de gestão. Não é com cartas labregas a ofender as pessoas que se vai a lado algum. Vão a para a justiça e a justiça que decida."

"Onde é que está escrito na lei que temos de de nos demitir. A antiga Mesa tinha pedido uma AG que não vai haver. Aquela AG, de 23 de junho, não vai haver. Estamos legitimados. Deixem de dizer que nós não damos voz aos sócios."

"O que estão a fazer ao Sporting é um assalto, porque neste momento já há jogadores que nunca jogaram e que vão rescindir. Também estes devem ter pesadelos. O Raphinha que assinou há dias pode rescindier. Estãoa gozar comigo?"

"Não posso ser culpado de nada, estão fartos de nos ameaçar mas isto vai dar processos cíveis contra eles. Nunca apresentei a demissão, nunca apresentarei a demissão."

"Jaime Marta Soares está para o Sporting como Artur Albarran está para o jornalismo. Criou um Mogadíscio".

"A comunicação social disse que ia ser um drama descomunal, porque o Sporting teria de pagar uma indemnização fabulosa. Depois, que o Jorge Jesus chantageou porque também ia apresentar a demissão por justa causa. Agora o dossier está fechado, não houve indemnizações, só desejo a Jorge Jesus, com quem combinei que, quando viesse para Portugal, que íamos almoçar ao Ritz… Cada um seguiu o seu caminho".

"Nós gostamos de trabalhar calmamente e suavemente e ir resolvendo os problemas do Sporting. Com certeza que o Sporting terá um treinador."

"Há 3 meses, eu e os meus colegas pusémos o pescoço por 25%. Deram-nos 90%. Por que não pergunta ao Pinto da Costa, a Vieira, a António Costa ou a Marcelo se tem medo de ir a eleições? Não pergunta porque não é altura de eleições. Quem tem medo compra um cão."

"Não tem nada a ver com quóruns do Conselho Diretivo. Guilherme Pinheiro era da SAD. O Conselho Diretivo mantém-se intacto. Os pelouros dele eram conhecidos. Tinha o de controller, era o administrador a cargo da Academia e a cargo das negociações com agentes e jogadores. Quanto ao pelouro de controller, os bancos são obrigados a mostrar-nos mais nomes até nós gostarmos de um. Acho engraçado que os pelouros que o Guilherme tinha eram pouco falados. Não faz cair absolutamente nada. Uma coisa é a SAD e outra é o clube. O CD continua intacto."

"Está definido o perfil [do treinador]. É homem."