Declarações de Paulo Sérgio, treinador do Portimonense, e de Hélio Varela, autor do golo dos algarvios, na derrota 1-3 com o Benfica.

Análise ao jogo: "Dignificámos a camisola que trazemos. Tivemos a infelicidade de não fazer o golo no penálti, isso podia trazer um resultado diferente. Foi o nosso melhor momento. Essa perda quebrou-nos um bocadinho. Parabéns aos jogadores pelo excelente trabalho. Não entrámos bem no jogo, pouco agressivos, e contra estas equipas fica mais difícil quando não se entra a 100%. O porquê? Acho que tem a ver com a adaptação. Muita gente tirou um aprendizado daqui, testou-se pela primeira vez, viu que é capaz, e isso só pode ajudar a crescer."

Fotos: veja as melhores imagens do Portimonense-Benfica

Ataque sem avançado-centro e com dois extremos: "Jogadores móveis na frente para não dar referências, para tentar explorar a velocidade nas costas na defesa do Benfica. Mas o Benfica controlou muito bem, por vezes nós ficámos a receber na figura, outras vezes o passe não saiu e o plano caiu por terra. Tentámos depois alterar para tentar complicar a vida ao Benfica de outra forma. Demos uma boa resposta na segunda parte, mas não chegou."

O que significa esta derrota? "Tem que ser uma aprendizagem para estes jovens, mais um teste duro. Deram uma boa resposta e vai ajudar a crescer."

Hélio Varela, avançado do Portimonense

Análise ao resultado: "Foi um jogo em que não entrámos felizes, demos muito espaço para o Benfica jogar. Sabíamos que era um jogo de grande dificuldade, mas mesmo assim trabalhámos bem durante a semana. Sabíamos o que tínhamos de fazer, mas foi uma entrada infeliz. Conseguimos responder no início da segunda parte, mas não foi o suficiente para sairmos daqui com pontos."

Primeira parte é mérito do Benfica ou demérito do Portimonense? "Acho que foi um bocado dos dois. O Benfica entrou muito bem como costuma entrar nos jogos. Mas já sabíamos que ia ser um jogo complicado. Tentámos entrar da melhor maneira, mas os espaços que fomos dando ao Benfica tornaram as coisas muito mais complicadas."

Marcar ao Benfica "É um golo especial como foi contra o Arouca. Trocava o golo pelos três pontos. É para isso que eu e os meus colegas trabalhamos durante a semana. Não é para brilharmos individualmente, mas sim para globalmente retirarmos pontos de todos os jogos."

O Benfica somou hoje a quinta vitória consecutiva na I Liga de futebol, ao impor-se por 3-1 na visita ao Portimonense, em jogo da sexta jornada, e subiu provisoriamente à vice-liderança do campeonato. Em Portimão, Bah (aos cinco minutos), Musa (17) e Neres (66) marcaram para os ‘encarnados’, com Hélio Varela a fazer, aos 56, o golo de honra dos algarvios, que ainda desperdiçaram uma grande penalidade, defendida por Trubin, aos 60.

O Benfica chega aos 15 pontos, enquanto o Portimonense vê interrompida uma série de três jogos sem perder e está na zona de descida, no 16.º lugar, com cinco pontos.