
Quando FC Porto e Benfica entrarem em campo este domingo, a partir das 21h15, no Estádio do Dragão, vão medir forças pela 69.ª vez desde a temporada de 1999/2000 no conjunto de todas as competições. A vantagem é clara para os 'azuis e brancos', que venceram 33 dos últimos 68 jogos entre as duas equipas, contra apenas 19 vitórias 'encarnadas'. Registaram-se ainda 16 empates.
- Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt -
Efetivamente, desde o virar do século (ou, vá, desde o ano 2000, considerando que o novo século só terá começado em 2001), o Benfica apenas ganhou 27% dos jogos em que defrontou o rival nortenho, embora tenha triunfado de forma clara nos dois últimos, enquanto o FC Porto venceu 48% dessas partidas. Uma diferença significativa, espelhada igualmente no número de golos marcados nesses jogos: 96 marcados pelos 'dragões', 71 marcados pelas 'águias'.
Não deixa, pois, de ser curioso que o melhor marcador dos clássicos entre FC Porto e Benfica jogados desde o ano 2000 seja um jogador que representou o Benfica. Mergulhámos nos livros de registos e constatámos que nos últimos jogos houve 17 jogadores a conseguirem fazer balançar as redes pelo menos três vezes, com dois eles a juntarem-se a essa lista na temporada passada.
Um deles, Pavlidis, que assinou um hat-trick na visita do Benfica ao Estádio do Dragão na última época, é o único entre esses 16 jogadores a figurar no plantel de um dos clubes.
Comentários