O treinador do Benfica, Roger Schmidt, fez esta manhã o lançamento do dérbi deste domingo, no Estádio da Luz, diante do Sporting, relativo à 11ª jornada da Primeira Liga.

O técnico alemão mostrou-se feliz de voltar aos jogos em casa, deixou elogios ao adversário e sublinha que os encarnados terão de fazer um grande jogo para vencer o rival.

Como vencer o Sporting?: "Temos de jogar realmente muito bem. Primeiro de tudo, estamos muito contentes por voltar a jogar em casa, o que já não fazemos há algum tempo. Penso que depois de um jogo em que perdemos e que foi tão desapontante voltarmos a casa. O jogo frente ao Sporting é uma excelente oportunidade para voltarmos a aparecer. Eles estão a fazer uma grande época, têm apenas um empate no campeonato. Eles estão em primeiro e isso quer dizer alguma coisa. Claro que os duelos diretos são muito importantes, vimos isso na época passada. No ano passado registaram-se dois empates frente ao Sporting em dois grandes duelos. Queremos fazer agora um jogo top frente ao Sporting e vencer o jogo"

Sporting é candidato ao título?: "Eu penso que o Sporting, o FC Porto e o Sporting de Braga são grandes equipas e obviamente que a sua qualidade os coloca na corrida pelos títulos. Eu penso que na última época o Sporting não começou assim tão bem, mas esta época já conseguiram vários pontos logo desde o início. O Sporting é uma equipa sempre competitiva, mas agora conseguiram realmente um início bastante bom. Eu penso que eles conseguiram manter os jogadores capitais, mantém o mesmo treinador, têm uma excelente estrutura e têm jogado muito bem"

Reação à derrota europeia: "Obviamente que é a minha responsabilidade preparar a equipa física, mental e tecnicamente para todos os encontros. Quando tu vês aquilo que sucedeu na Liga dos Campeões, as ocasiões que desperdiçámos e a dificuldade que mostrámos, não só nos golos que não conseguimos marcar, mas também pela forma como abordámos que esses encontros que, obviamente, o treinador é responsável por esse insucesso. Mas, agora, temos a oportunidade, através do jogo de amanhã, de mostrar que somos uma equipa diferente daquilo que mostrámos contra a Real Sociedad. Os meus jogadores não são perfeitos, mas estão sempre motivados e com atitude. Acredito que amanhã vamos fazer um jogo top e lutar pela conquista dos três pontos"

Responsabilidades pelo momento: "Assumo a responsabilidade porque sou o treinador, sou responsável por tudo, como treinamos, como jogamos, como organizo as palestras. Sou também responsável se não jogarmos bem e perdermos. No meu contrato não diz que temos de ganhar todos os títulos até 2026. Lutamos, como fizemos na Champions. Agora não é vergonha, jogámos contra equipas de topo... A Real Sociedad está a jogar muito bem. Não estamos no nosso melhor neste momento, mas temos de olhar em frente, aceitar, ser profissionais. Não podemos perder a nossa confiança, temos de estar juntos e espero conquistar muitos títulos. Isso é o que temos. Não perdermos a confiança e continuar convictos daquilo que podemos conseguir"

Baixas para o dérbi: "Kokçu, Bah e Bernat estão fora para o jogo de amanhã"