
A imprensa desportiva estrangeira ‘rendeu-se’ ao Sporting, que hoje se sagrou bicampeão português de futebol, e ao seu goleador Viktor Gyökeres, com o espanhol AS a falar mesmo de uma “era sportinguista”.
“O Sporting continua a ser o que manda em Portugal”, escreve a Marca na sua página principal, antes de denominar o clube de Alvalade “rei” do país e de destacar o avançado sueco, “lançado para a Bota de Ouro” no desenvolvimento do artigo.
O principal desportivo espanhol nota que os ‘leões’ encerram “uma temporada de sonho” diante dos seus adeptos, no Estádio José Alvalade, com “golaços de Pedro Gonçalves e Gyökeres”.
“O avançado sueco, desatado no ataque, completou uma campanha estelar, deixando claro que o Sporting é o novo referente do futebol português depois de conquistar o seu segundo campeonato doméstico consecutivo”, acrescenta a Marca.
Já o AS escolheu o título “Gyökeres deixa Carreras sem Liga”, defendendo que o melhor marcador da Liga portuguesa “sentenciou o título”.
“O grande ciclo do Sporting na Liga portuguesa começou em 2019/20 com a chegada de Ruben Amorim”, recorda o desportivo espanhol, insistindo no elogio ao sueco, “que se revelou como um dos grandes pontas de lança do continente”.
O maior referente desportivo europeu, o francês L’Équipe, titula “Sporting sagra-se campeão de Portugal pelo segundo ano consecutivo”.
“Após um final de época de suspense, Portugal conhece, finalmente, o seu campeão”, escrevem os franceses, enquanto a britânica BBC se limita a dizer que os ‘leões’ superaram o Benfica para ganhar a I Liga no último dia do campeonato.
Na Suécia, o Svenska Dagbladet inevitavelmente destaca o ‘9’ leonino, com o título “Gyökeres – novamente campeão e melhor marcador”. “Onde jogará o jogador de 26 anos na próxima temporada? Ninguém pode prever o futuro, diz o atacante após garantir o título”, acrescenta.
Do outro lado do atlântico, o argentino Olé optou por puxar pelos ‘seus’: “Fim do sonho para o Benfica de Di María e Otamendi – o Sporting ficou com a Liga de Portugal”.
“Num desfecho apaixonante, as ‘águias’ empataram com o Braga e entregaram de bandeja o título aos ‘leões’. Angel Di María tinha o sonho de fechar a sua última temporada com o Benfica coroando-se na liga local. […] O conjunto que também tem Nicolás Otamendi lutava pelo título para estender a sua supremacia em Portugal, mas o Sporting tinha outros planos”, nota o diário desportivo argentino.
No Brasil, o Globo Esporte titula “É campeão!”, enquanto o Lance escreve “Sporting é bicampeão português após tropeço de time comandado por ex-Botafogo”.
“A última ronda do campeonato português, disputada na tarde deste sábado, será inesquecível para o Sporting, que se tornou bicampeão português. O motivo? A equipa de Rui Borges e o Benfica chegaram à partida final com o mesmo número de pontos e contando com o tropeço do rival para levantar o troféu. No entanto, quem se deu melhor foram os ‘leões’, que venceram por 2-0 e viram o empate do time de Bruno Lage, ex-Botafogo”, diz.
O Sporting sagrou-se hoje bicampeão português de futebol, depois de vencer o Vitória de Guimarães, por 2-0, na 34.ª e última jornada da I Liga, conquistando o título pela 21.ª vez no seu historial.
No Estádio José Alvalade, em Lisboa, os ‘leões’, que só dependiam de si para revalidarem o título, marcaram por intermédio de Pedro Gonçalves, aos 55 minutos, com o sueco Viktor Gyökeres a ampliar o resultado aos 82, fazendo o 39.º golo no campeonato, no qual foi o melhor marcador.
O Sporting, orientado por Rui Borges, terminou a 91.ª edição do campeonato com 82 pontos e assegurou o terceiro título em cinco anos.
Comentários