Um golo solitário de João Silva, na recarga a uma grande penalidade que o próprio desperdiçou, aos 86 minutos, permitiu ao Penafiel vencer o Torreense, 1-0, e encostar-se ao líder Tondela no topo da II Liga.

Com este resultado, em jogo referente à 15.ª jornada, os penafidelenses somaram o segundo triunfo consecutivo no campeonato e contabilizam 31 pontos, os mesmos do que o Tondela. Já o Torreense é quarto classificado, com 25 pontos, os mesmos do que o Académico de Viseu e do que o Benfica B, que tem uma partida em atraso.

Numa primeira parte totalmente dominada pelos azuis grená, sucederam-se as oportunidades de golo, com Vando Félix, David Costa, Tobias Thomsen, este último por duas vezes, a serem os protagonistas dos lances de maior perigo.

A etapa complementar iniciou da mesma forma, com o conjunto liderado por Tiago Fernandes a assumir o controlo das ocorrências.

Aos 66 minutos foi mesmo o guarda-redes Manuel Baldé a vestir a capa de herói e a salvar o Penafiel, efetuando duas excelentes defesas a dois cabeceamentos consecutivos.

À entrada dos últimos dez minutos, o cenário mudou, com Gustavo Correia a apontar para a marca de penálti na sequência de um corte com o braço. A decisão do árbitro da associação do Porto motivou fortes críticas dos torreenses nas bancadas, com um adepto a invadir o campo em protesto e as autoridades a serem chamadas a intervir.

Serenados os ânimos, João Silva encarregou-se de converter o penálti da vitória. O defesa penafidelense ainda viu Leandro Matheus defender a primeira tentativa, mas na recarga não desperdiçou, selando um importante triunfo para a equipa de Hélder Cristóvão.

No período de compensação, e num momento em que o Torreense já arriscava tudo para chegar à igualdade, o guarda-redes Leandro Matheus saiu da área para participar em momento ofensivo e acabou por cometer uma falta, lance que lhe valeu o cartão vermelho direto.