A FIFA está a analisar os fundamentos da decisão tomada hoje pelo Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) em reduzir de oito para dois jogos o castigo aplicado ao selecionador português de futebol, Fernando Santos.

Em resposta à agência Lusa pelo departamento de comunicação, a FIFA refere ter tomado nota da decisão e que está agora a analisar os fundamentos e a argumentação do TAS.

"Só após esta análise é que estaremos em posição de fazer qualquer comentário, caso seja necessário", pode ler-se ainda na nota.

O TAS anunciou hoje ter reduzido de oito para dois jogos de castigo ao selecionador português, mais dois com pena suspensa.

Fernando Santos tinha sido suspenso pela FIFA quando era selecionador da Grécia, depois de ter sido expulso frente à Costa Rica, nos oitavos de final do Mundial2014.

Com esta decisão do TAS, Fernando Santos vai falhar os jogos com a Sérvia, no domingo, e com a Arménia, a 13 de junho, ambos do Grupo I de apuramento para o Euro2016, regressando na partida com a Albânia, a 07 de setembro.

Fernando Santos, que substituiu Paulo Bento no comando da seleção portuguesa após a derrota caseira com a Albânia (1-0), na estreia do apuramento para o Europeu, será substituído no banco por Ilídio Vale, uma solução anunciada na apresentação do técnico.

Atualmente, a seleção portuguesa ocupa o segundo lugar do Grupo I, com menos um ponto, mas também menos um jogo, do que a Dinamarca, que lidera. Neste agrupamento, os dois primeiros classificados apuram-se diretamente, enquanto o terceiro disputará um ‘play-off'.