O Sporting é o 'grande' com a tarefa mais facilitada na terceira eliminatória da Taça de Portugal. Os leões defrontam este sábado o vizinho Desportivo Olivais e Moscavide, emblema que milita na primeira divisão distrital de Lisboa. O encontro está marcado para as 20h45 no Estádio da Reboleira, casa do Estrela da Amadora que foi emprestado ao Olivais e Moscavide.
Em campo estarão duas equipas separadas por quatro divisões, a viver realidades diferentes. O Sporting, uma equipa de elite, de Champions, que luta pelos troféus em Portugal, e o Olivais e Moscavide, semi-profissional, onde os seus atletas e técnicos fazem oito horas de trabalho nos seus empregos e, encontram-se para duas horas de treino ao final da tarde de cada dia.
É o caso do treinador Ricardo Barão, filho do ex-jogador leonino Francisco Barão, que trabalha como comercial em Lisboa e entra cedo ao serviço, saindo por volta das 17h30 para treinar a equipa. O jovem treinador foi colega de Rúben Amorim no nível I do curso de treinador. O capitão de equipa, o defesa central Paulo Freitas, durante o dia trabalha num apoio ao cliente; o avançado brasileiro Fabrício Simões concilia o futebol com a profissão diária de motorista.
Rúben Amorim vai ter de ligar o botão rotação na Taça de Portugal, porque o adversário e o calendário assim o exigem. Depois de uma semana em que não teve alguns internacionais à sua disposição, em virtude dos compromissos das seleções, o treinador do Sporting deverá poupar alguns jogadores, já a pensar no duelo da próxima quinta-feira na Polónia, diante do Raków Czestochowa, na 3.ª jornada da Liga Europa.
Na baliza leonina deverá estar o uruguaio Franco Israel. O central Saint Juste deverá ser titular pela primeira vez esta época, depois de longa paragem por lesão. Ao seu lado estará Eduardo Quaresma e Matheus Reis. O lateral espanhol Iván Fresneda também espreita o onze.
É provável que o treinador do Sporting faça descansar Hidemasa Morita e Morten Hjulmand, os habituais titulares na zona intermédia. Os dois jogadores estiveram ao serviço das suas seleções, pelo que deverão estar no banco, de prevenção. Isso abrirá vaga para a titularidade de Dário Essugo e Daniel Bragança.
Na frente, é de esperar a presença de Francisco Trincão. Rodrigo Ribeiro, Geny Catamo e Afonso Moreira são outros nomes apontados a titularidade, tal como Paulinho.
Ainda assim, todo o cuidado é pouco para evitar dissabores. É bom não esquecer que há um ano, nesta mesma 3.ª eliminatória da Taça, o Sporting se deixou surpreender pelo Varzim. E que em 2019, pouco antes do início do reinado de Rúben Amorim ao leme, caiu aos pés do Alverca.
Histórico de encontros
Esta não será a primeira vez que Sporting e Olivais e Moscavide vão medir forças para a Taça de Portugal. Em 1994/95 encontraram-se nos quartos de final, com o Sporting - rumo à conquista do troféu - a colocar ponto final a uma brilhante caminhada do Olivais e Moscavide com um triunfo por 6-1 no terreno do adversário.
Capucho assinou um hat-trick, Luís Figo bisou e Vujacic assinou o outro golo dos leões, então treinados por Carlos Queiroz, num jogo disputado - ao contrário do que vai suceder esta noite - no próprio estádio do Olivais e Moscavide.
Momento de forma
O Sporting, líder da Primeira Liga e única equipa ainda sem derrotas na prova, está a atravessar um grande momento, apesar de ter perdido em casa na última ronda da Liga Europa frente a Atalanta. A equipa de Rúben Amorim deu um salto qualitativo em relação à época passada, com a chegada dos reforços nórdicos Gyokeres (Suécia) e Hjulmand (Dinamarca).
A equipa vem de uma vitória por 2-1 diante do Arouca na última ronda da I Liga.
Já o Olivais e Moscavide é apenas 6.º na primeira divisão distrital de Lisboa, com nove pontos mas com menos um jogo em relação aos adversários. Lideram Estoril B e Estrela da Amadora B, ambos com 12 pontos em cinco jogos, mais um que o Interoeste e mais dois que o Atlético da Malveira
Nos quatro jogos realizados, a equipa venceu três (U. Tires, Futebol Benfica e GS Loures) e perdeu um (Atlético Cacém).
A formação treinada por Ricardo Barão já disputou duas rondas nesta Taça de Portugal. Começou por afastar o Real Sport Clube fora de portas por 2-1, antes de também eliminar Os Sandinenses por 3-1, também fora. A formação dos Olivais vem de quatro triunfos seguidos, três deles para o Campeonato da primeira divisão distrital de Lisboa.
O que dizem os treinadores
Ricardo Barão (Olivais e Moscavide): "Somos uma equipa dominadora e vimos de quatro vitórias seguidas, também gostamos de ter bola, mas sabemos que vai ser muito difícil. O Sporting vai obrigar-nos a defender a maior parte do tempo, nem estamos rotinados a isso. Não é esse o nosso ADN, mas vamos ter de estar preparados para isso"
Rúben Amorim (Sporting): "Estaria a mentir se dissesse que não temos muita vontade de fazer o pleno em termos de competições em Portugal. Nós temos, eu tenho, e daí serem todos convocados, mesmo contra uma equipa do distrital. Vamos apresentar uma equipa forte, queremos muito vencer a prova e que seja já este ano"
O Olivais e Moscavide-Sporting joga-se a partir das 20h45 deste sábado e poderá ser acompanhado, EM DIRETO, no SAPO Desporto.
Comentários