O Sintrense, equipa do quarto escalão do futebol português, recebe esta sexta-feira o FC Porto, a partir das 18h45, em partida a contar para a 3.ª eliminatória da Taça de Portugal 2021/22. O conjunto de Sintra jogará em casa emprestada, no recinto do Real SC, em Massamá.
O FC Porto, que é, dos três grandes, aquele que mais vezes (seis) caiu aos pés de equipas de divisões inferiores na 'prova rainha' do futebol português, vai procurar seguir para a ronda seguinte sem grandes sobressaltos frente ao atual da , antes de voltar à ação na Liga dos Campeões, terça.feira, frente ao AC Milan.
Os 'dragões', que procuram recuperar o troféu que conquistaram pela última vez há duas temporadas, não caem frente a uma equipa de uma divisão que não a principal desde 2006/07, quando se viu eliminado pelo Atlético na quarta eliminatória (a primeira em que entravam então em prova os clubes da I Liga).
O primeiro frente a frente da História entre os dois clubes
FC Porto e Sintrense nunca antes se encontraram em partidas oficiais. O único dos três grandes com quem o Sintrense já mediu forças, aliás, foi o Sporting, numa já longínqua edição da Taça de Portugal. Foi nos oitavos-de-final da temporada de 1971/72, com conjunto de Sintra a perder por 3-0 no Estádio José Alvalade. Fernando Peres, Nélson Fernandes e Dinis marcaram, então, os golos dos 'leões', que acabariam depois por perder na final dessa edição da prova com o Benfica.
O Sintrense não vai além da terceira eliminatória da Taça de Portugal desde 2004/05 e na temporada passada ficou-se logo pela primeira eliminatória, afastado então pelo Sacavenense. O clube de Sitra nunca foi mesmo além dos oitavos-de-final, fase que atingiu duas vezes: para além da já referida eliminação ate o Sporting em 1971/72, tinha, em 1969/70, sido afastado nessa mesma fase da competição pelo Tirsense.
Quanto ao FC Porto, já venceu a competição por 17 vezes, a última das quais em 2019/20, e na temporada passada caiu nas meias-finais às mãos do Sporting de Braga, que viria a erguer o troféu, e desde 2017/18 que vai sempre, pelo menos, até às meias-finais.
FC Porto ainda invicto a nível interno esta temporada, Sintrente também ainda não perdeu esta época
O FC Porto já disputou oito jogos esta temporada e só perdeu um, para a Liga dos Campeões, frente ao Liverpool. A nível interno leva, na I Liga, seis vitórias e dois empates em oito jogos, tendo marcado 18 golos e sofrido cinco. Ocupa, atualmente, o segundo lugar da prova, a um ponto do líder, o Benfica.
Em solo nacional, o FC Porto não perde precisamente desde o último encontro que disputou para a Taça de Portugal, quando se viu derrotado, em casa, por 3-2 pelo Sporting de Braga na segunda mão das meias-finais da edição transata da prova. Desde então, já lá vão 22 jogos a nível interno sem conhecer o saber da derrota.
Quanto ao Sintrense, ocupa atualmente o oitavo lugar (entre dez equipas) da Serie E do Campeonato de Portugal, quarto escalão do futebol nacional, ao fim de três jornadas, nas quais somou outros tantos empates (frente ao Operário Lagoa, Pêro Pinheiro e Rabo Peixe). Quer isto dizer que o Sintrense ainda está invicto em jogos oficiais esta temporada, em cinco partidas.
As outras duas que disputou foram para a Taça de Portugal, nas duas anteriores rondas, que lhe permitiram chegar a esta 3.ª eliminatória com o FC Porto. Começou por golear por 4-0, fora, o Glória do Ribatejo na 1ª eliminatória, afastando depois, no desempate por penáltis, o Macedo de Cavaleiros, na 2.ª eliminatória, após um empate 1-1 ao fim de 120 minutos.
O que dizem os treinadores
Hugo Falcão, treinador do Sintrente: "Sejam as primeiras linhas ou as segundas linhas, eles têm sempre bons jogadores. De certeza que eles vão trazer bons jogadores, é o FC Porto. Para nós acaba por ser igual, não temos preferência, seja o Pepe ou outro jogador qualquer. Foi uma semana diferente do que é a nossa rotina diária, com mais jornalistas e com maior visibilidade. Por isso, tem sido uma semana atípica do ponto de vista da comunicação social, mas de resto foi tudo igual e tratámos tudo da mesma forma, até para manter o registo tranquilo que temos vindo a fazer."
Sérgio Conceição, treinador do FC Porto: "É a festa da Taça, uma competição a que damos muito valor. Temos aspirações de ir à final e ganhá-la. Vamos ter um jogo em que a responsabilidade de ganhar é nossa contra uma equipa que ainda não perdeu no campeonato. É uma equipa que começou a jogar de uma forma e agora mudou-a. Estudámos o adversário como outras equipas do campeonato e da Liga dos Campeões. Seriedade máxima e vamos fazer um bom jogo para ganhar."
O árbitro
O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol nomeou André Narciso, árbitro de 38 anos da Assossiação de Futebol de Setúbal, para dirigir o encontro. Terá como assistentes, Paulo Brás e Marco Vieira, com Bruno Rebocho a desempenhar as funções de 4.º árbitro. Não há videoárbitro nesta fase da Taça de Portugal.
Sintrense e FC Porto vão entrar em campo no Complexo Desportivo do Real Sport Clube, em Massamá (casa emprestada do emblema de Sintra de forma a que o encontro possa ter honras de transmissão televisiva) a partir das 18h45 desta sexta-feira. Poderá seguir aqui, AO MINUTO, todas as incidências do encontro.
Comentários