À medida que o Campeonato da Europa aproxima-se do fim, e especialmente após a eliminação da seleção nacional, a atenção desportiva dos portugueses muda-se gradualmente para os Jogos Olímpicos de Paris, que terão início no próximo dia 24 de julho.

Para a capital francesa, Portugal leva uma comitiva composta por 73 atletas, que ser irão distribuir por 15 modalidades. Contudo, não se adivinha uma presença significativa de adeptos lusos para apoiar os compatriotas durante as Olimpíadas.

De acordo com um estudo realizado pela 'Klarna', rede global de pagamentos e assistente de compras, em cooperação com a agência de pesquisa 'Dynata', apenas 3,7 porcento dos portugueses inquiridos afirmaram que pretendem deslocar-se a Paris para assistir aos Jogos Olímpicos.

O mesmo estudo conclui que, daqueles que ficam em casa, cerca de metade (50,4%) não se desloca a grandes eventos desportivos por considerá-los demasiado caros, enquanto que a maioria (59,1%) gostaria de poder pagar as despesas inerentes de forma faseada.

Para além deste tema, o estudo incidiu também sobre o crescimento mediático do desporto feminino. Pela primeira vez na sua história, Portugal para uns Jogos Olímpicos um contingente de atletas composto maioritariamente por mulheres.

Nesse âmbito, mais de metade dos portugueses inquiridos (52,7%) acredita que, nos últimos cinco anos, o desporto feminino já tem tanta atenção como a vertente masculina. Contudo, desta percentagem, 26,4% ache que tal realidade apenas se tornou notória no último ano.

No que toca ao mediatismo, 23,5% dos inquiridos é da opinião que as atletas femininas já são tão populares como os masculinos, enquanto que 23,2% ache as mulheres desportivas ainda não têm o mesmo grau de popularidade que os homens.