Os atletas e participantes vacinados vão deslocar-se num percurso isolado, após chegarem à capital chinesa, como parte dos esforços do país asiático para manter a pandemia sob controlo.
A comitiva paralímpica portuguesa presente em Tóquio2020 chegou hoje a Lisboa, onde foi recebida em festa por perto de uma centena de pessoas após uma missão na qual alcançou duas medalhas de bronze e 23 diplomas.
A equipa de basquetebol 3x3 belga ter-se-á inscrito em até 27 torneios fictícios para obter a pontuação necessária no ‘ranking’ da FIBA para se apurar para as eliminatórias que davam acesso aos Jogos Olímpicos.
O país conseguiu a melhor pontuação de sempre, com 57 pontos, para a qual contribuíram ainda os 15 diplomas, e superou todas as marcas de prestação desportiva acordadas com o Governo.
A participação portuguesa nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020 acabou com a conquista de duas medalhas de bronze, 17 diplomas olímpicos e 45 classificações acima do 16.º lugar.
A participação portuguesa nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020 acabou com a conquista de duas medalhas de bronze, 17 diplomas olímpicos e 45 classificações acima do 16.º lugar.
Portugal, que esteve representado por 33 atletas de oito modalidades, sai de Tóquio com duas medalhas de bronze e 23 diplomas, ocupando o 77.º lugar num ‘medalheiro’ liderado pela China.
Os diplomas conseguidos por Odete Fiúza e Manuel Mendes elevam para 23 o número de distinções conquistadas por Portugal, que soma duas medalhas de bronze, garantidas no lançamento do peso e na canoagem.
Os dois bronzes conseguidos em Tóquio, numa competição disputada sem público e sob medidas sanitárias apertadas, aumentaram para 94 o número de medalhas lusas em competições paralímpicas.
Portugal sai de Tóquio com a prestação menos medalhada de sempre desde a primeira subida ao pódio em Jogos Paralímpicos, em Nova Iorque1984, somando agora um total de 94 medalhas, conseguidas em 10 edições.
Com início marcado para as 06:50 locais (22:50 de sábado em Lisboa), a maratona tem partida e chegada ao Estádio Olímpico de Tóquio, e passagem em vários pontos da cidade.
Na sua estreia em Jogos Paralímpicos, o canoísta Norberto Mourão, campeão europeu e vice-campeão mundial, conquistou, no Sea Forest Waterway, a medalha de bronze na prova 200 metros VL2.
Em comunicado divulgado no 'site' da Presidência da República, o chefe de Estado “felicita e agradece a Norberto Mourão” pela conquista da medalha de bronze na prova de canoagem 200 metros VL2.
Norberto Mourão, que terminou atrás do brasileiro Paulo Rufino e do norte-americano Steven Haxton, medalhas de ouro e prata, respetivamente, considerou que as condições meteorológicas foram as piores possíveis.
Portugal estreou-se na modalidade de boccia nos Jogos Paralímpicos Nova Iorque1984 e tinha, desde então, conquistado medalhas nas oito edições seguintes.
Receba gratuitamente os alertas com as melhores notícias do desporto. Envie SMS com "Sports Entrar" para o número 4883. Para sair faça a gestão aqui. Serviço exclusivo clientes MEO.