Portugal confirmou o favoritismo e venceu a estreante Grécia por 31-24 na estreia no Campeonato da Europa de Andebol de 2024, na Alemanha.

Favorita à partida para o encontro, a seleção nacional entrou melhor e chegou a ter uma vantagem de cinco golos (14-9), chegando ao intervalo a vencer por quatro golos de diferença (18-14).

Porém, os gregos, fortes na defesa, entraram melhor na segunda parte e foram recuperando progressivamente. Portugal só marcou um golo nos primeiros 11 minutos do segundo tempo e os gregos chegaram mesmo a empatar a 19-19.

O selecionador nacional, Paulo Pereira, pediu então um desconto de tempo para voltar a acordar - com sucesso - as suas tropas. Portugal marcou dois golos consecutivos, recuperou a liderança e não mais a perdeu. Os gregos quebraram por completo e Portugal partiu então para uma vitória por números seguros, com alguns momentos de brilhantismo, entre os minutos 45 e 55, chegando a ter nove golos de vantagem. Nos minutos finais, com o triunfo garantido, algum relaxamento permitiu aos gregos reduzirem.

Vitória por sete golos de diferença, a dar motivação para o próximo jogo, sábado, ante a República Checa, que se espera mais complicado. Francisco Costa, com seis golos, foi o melhor marcador de Portugal no encontro.