O Kremlin acusou hoje o governo dos Estados Unidos de pressionar o Comité Olímpico Internacional (COI) para a exclusão da Rússia dos Jogos Olímpicos.
Um dia após o presidente russo, Vladimir Putin, ter dito que “certos organismos dos EUA” estavam a pressionar o COI, através de patrocinadores, o seu porta-voz, Dmitry Peskov, precisou hoje que ele se estava a referir “a estruturas de estado e organizações sociais e não-governamentais”.
Vladimir Putin disse que a tentativa norte-americana visava garantir que a Rússia fosse excluída dos Jogos Olímpicos de Inverno PyeongChang2017, na Coreia do Sul, ou obrigar os atletas russos a competir sob uma bandeira neutra.
A Rússia encontra-se sob investigação do COI devido a um alegado programa de doping generalizado apoiado pelo estado e que incluía a troca de amostras no laboratório de testes para os Jogos Olímpicos de Inverno Sochi2014, na Rússia.
Apesar das insinuações da alegada pressão norte-americana junto do COI, nem Vladimir Putin, nem Dmitry Peskov especificaram quais os órgãos governamentais específicos dos EUA que poderiam estar envolvidos na suposta tentativa de exclusão.
Comentários