A direcção da Federação Cabo-verdiana de Basquetebol (FCBB) continua a defender a participação da selecção feminina no Afrobasket’2013, não obstante a falta do campeonato nacional.
O líder federativo, Kitana Cabral, tenta contradizer os argumentos de que não existem competições internas para contrariar aqueles que recusam a ideia de Cabo Verde participar numa prova internacional por falta de competição a nível feminino.
Kitana Cabral defende a sua tese de que existem movimentações tanto no país como na diáspora, ainda que a Cidade da Praia tenha estado relegada dos campeonatos regionais femininos nos últimos anos.
O presidente da FCBB salienta que existem campeonatos regionais no interior de Santiago e na ilha do Sal e que a Federação só não tem estado a realizar campeonatos de Cabo Verde por falta de uma terceira competição regional, conforme determinação dos regulamentos federativos.
A este propósito, Kitana Cabral acusa os clubes de Santiago Sul de serem os principais responsáveis pela falta de competição nesta região desportiva, por entender que a aglomeração das jogadoras numa única equipa tem dificultado a realização de provas regionais a nível sénior.
É que para o líder federativo, não faz sentido um único clube levar para o seu plantel cerca de 20 ou 30 jogadoras, quando os outros ficam sem atletas para formar uma única equipa.
De resto, Kitana Cabral alega que, semanalmente, em Santiago Sul, realizam-se provas diversas a nível dos escalões de formação e que o problema, segundo ele, coloca-se, essencialmente, a nível sénior.
A selecção feminina de Cabo Verde prontifica-se como uma das 12 equipas que irão participar no Afrobasket’2013 a ser disputado de 20 a 28 de Setembro, em Maputo, Moçambique.
O Campeonato Africano de Basquetebol dá acesso ao Campeonato do Mundo da Turquia.
Comentários