O ciclista português Afonso Eulálio (ABTF-Feirense) foi hoje oitavo classificado na 79.ª edição do Circuito de Getxo, uma clássica basca ganha num sprint restrito pelo espanhol Jon Barrenetxea (Movistar).

Barrenetxea, um ciclista basco de 24 anos, triunfou ao cabo de 4:11.21 horas, necessárias para cumprir os 173 quilómetros entre Bilbau e Getxo, e conseguiu a primeira vitória da carreira, logo numa corrida importante e de categoria 1.1.

O francês Clément Champoussin (Arkéa-B&B Hotels) foi segundo, deixando o venezuelano Orluis Aular (Caja Rural-Seguros RGA) no terceiro posto.

Afonso Eulálio, que há uma semana fechava a Volta a Portugal no 10.º posto final, integrou o grupo que discutiu a vitória e acabou no oitavo lugar, como melhor português e das equipas portuguesas.

O dinamarquês Julius Johansen (Sabgal-Anicolor) mostrou-se hoje muito interventivo na fuga inicial, num dia marcado pelas temperaturas muito altas, acima dos 38 graus, no País Basco, o que levou a organização a atrasar a partida e reduzir em uma volta no circuito.

Para além da ABTF-Feirense e da Sabgal-Anicolor, a corrida contou ainda com a participação de mais três equipas portuguesas: Efapel, Rádio Popular-Paredes-Boavista e Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua.