O ciclista polaco Jiri Jezek, seis vezes campeão paralímpico, vai abrir oficialmente o contrarrelógio da 11.ª etapa da Volta a França em bicicleta 2013, numa ação que visa promover o desporto adaptado.
Jiri Jezek, que anunciou hoje a sua participação no Tour, vai estabelecer o tempo de referência para o contrarrelógio individual de 33 quilómetros, que a 10 de julho ligará Avranches a Mont Saint-Michel.
«Sempre sonhei participar numa prova destas», disse o ciclista, de 38 anos, à agência francesa AFP, acrescentando que o objetivo «é mostrar ao mundo que os deficientes são capazes de viver de forma ativa e atingir os seus objetivos».
Jiri Jezek começou a carreira no ciclismo em 1994, nove anos depois de ter perdido a perna direita num acidente de carro.
O ciclista, que também é campeão mundial, conta no seu palmarés com seis medalhas de ouro conquistadas nos Jogos Paralímpicos de Sidnei2000, Atenas2004, Pequim2008 e Londres2012.
«Estou bastante curioso para ver a diferença entre mim e os melhores profissionais», afirmou o mais popular desportista paralímpico da República Checa.
Comentários