A portuguesa Daniela Campos (Eneicat-CM) acabou no 81.º posto da geral final, subindo ainda um lugar, no último dia, para fechar o top 20 entre as atletas jovens.
A candidatura, a terceira apresentada até aqui às eleições deste ano para os órgãos sociais da FPC, foi hoje apresentada no Velódromo Nacional, em Sangalhos, no distrito de Aveiro.
O ciclista esloveno Tadej Pogacar (UAE Emirates) venceu hoje a oitava etapa da Volta a Itália, o terceiro triunfo até aqui, solidificando a liderança da geral quando faltam correr 13 dias.
Pogacar (UAE Emirates) reforçou, assim, a liderança da geral, em que o colombiano Daniel Martínez (BORA-hansgrohe) subiu a segundo, já a 02.36 minutos, por troca com o britânico Geraint Thomas (INEOS), agora terceiro, a 02.46.
No final dos 180 quilómetros entre Torre del Lago Puccini e Rapolano, o espanhol de 24 anos bateu os seus companheiros de fuga, Julian Alaphilippe (Soudal Quick-Step) e Luke Plapp (Jayco AlUla).
Guerreiro, que cumpriu toda a sua carreira profissional em equipas do WorldTour, tem contrato com a Movistar até 2025 e está entre os pré-selecionados de Portugal para as provas de estrada dos Jogos Olímpicos Paris2024.
Milan, de 23 anos, cumpriu os 190 quilómetros entre Acqui Terme e Andora, em 4:16.03 horas, batendo Kaeden Groves por poucos centímetros e deixando o alemão Phil Bauhaus no terceiro lugar.
No vídeo, o bicampeão da Volta a França e vice-campeão em título da Volta a Espanha surge equipado a rigor e a pedalar, revelando estar a sentir-se bem.
Na liderança desde a quinta etapa, Vollering, vencedora da Volta a França em 2023, impôs-se em 02:43.06 horas a última etapa, que ligou Madrid a Valdesquí, num total de 89,5 quilómetros.
O português Rui Oliveira (UAE Emirates), depois de ter ajudado a reduzir a distância do pelotão para a fuga, foi 174.º, a 27.06 minutos, caindo para 173.º na geral, a 42.08.
O ciclista esloveno foi o mais rápido do dia, mas terá um grande desafio amanhã quando tiver de cumprir os 166 quilómetros, entre Novara e Fossano, na primeira etapa ao sprint.
A corrida termina no domingo, com uma ligação de 171 quilómetros entre Manteigas e a Covilhã, com uma passagem pela Torre, mas logo aos 22 quilómetros.
Apesar do trabalho da UAE-Emirates durante grande parte da etapa, Pogacar, o grande candidato ao triunfo final, não conseguiu subir a liderança logo na primeira etapa.
Receba gratuitamente os alertas com as melhores notícias do desporto. Envie SMS com "Sports Entrar" para o número 4883. Para sair faça a gestão aqui. Serviço exclusivo clientes MEO.