O ciclista de Vila Nova de Gaia, de 27 anos, está entre os pré-convocados para a estreia masculina na pista nos Jogos Olímpicos Paris2024, que começam em 26 de julho.
Depois de ter ficado, na quarta-feira, no top 10 do critério, Beatriz Roxo termina a participação no Campeonato do Mundo Universitário na sexta-feira, correndo a prova de fundo, que terá 80,2 quilómetros.
Roxo, de 20 anos, acabou no nono lugar de uma corrida que teve vários abandonos entre o pelotão que alinhou à partida, tendo utilizado a prova para “ajustar o corpo a estas condições bastante diferentes da Europa”.
O ciclista, agora com 30 anos, corria então pela Medellín-EPM, no seu país natal, após ter ficado sem contrato na Europa precisamente devido às suspeitas de doping.
A história, para o rapaz nascido em 21 de setembro de 1998, começou noutra modalidade, outro amor, o futebol, mas o irmão, Tilen, inscreveu-o no clube de ciclismo de Ljubljana, dando início à lenda do mais jovem bicampeão do Tour de sempre.
Na sexta-feira, a segunda etapa liga a Murtosa a São Pedro do Sul em 119,6 quilómetros, com a subida ao Alto de São Macário como decisiva na luta pela vitória final.
Na sexta-feira, a 19.ª e antepenúltima etapa liga Mortegliano a Sappada em 157 quilómetros, com três contagens de montanha, duas de segunda categoria e outra de terceira, no percurso.
Receba gratuitamente os alertas com as melhores notícias do desporto. Envie SMS com "Sports Entrar" para o número 4883. Para sair faça a gestão aqui. Serviço exclusivo clientes MEO.