O vencedor da Vuelta2023 é, atualmente, 62.º na geral, liderada por Brandon McNulty e em que os portugueses João Almeida e Nelson Oliveira (Movistar) são, respetivamente, 10.º e 11.º.
Uma multidão testemunhou hoje o arranque dos 12 quilómetros do contrarrelógio, diante do Mosteiro dos Jerónimos, com os ‘aficionados’ do ciclismo e da Vuelta a compareceram em peso para apoiar os ciclistas, sobretudo Almeida, o ídolo da maioria.
A edição deste ano de ´La Vuelta’ vai ter três etapas em território português, começando este sábado com um contrarrelógio de 12 quilómetros, com partida junto ao Mosteiro dos Jerónimos (Lisboa)
Segundo o britânico, apesar de ambos terem “estilos diferentes” – “Eu gosto de atacar cedo enquanto o João gosta de seguir ao seu ritmo” -, acabam por completar-se.
Numa conferência de imprensa que começou em inglês e prosseguiu em português, João Almeida tinha começado por dizer que “todos os que estão à partida [da Vuelta] têm hipótese de ganhar”
O experiente corredor, de 35 anos, não esconde que “gostava de ganhar uma etapa”, quase uma década depois de ter conquistado a sua única em grandes Voltas precisamente na prova espanhola.
A Volta a Espanha arranca no sábado, em Lisboa, onde hoje serão apresentadas as 22 equipas inscritas na 79.ª edição, em que vão participar os portugueses João Almeida, Rui Costa (EF Education-EasyPost) e Nelson Oliveira (Movistar).
Vollering caiu nos últimos quilómetros da tirada e a equipa decidiu seguir em frente, protegendo Vas até à vitória, deixando a neerlandesa com pouco apoio na tentativa de mitigar os estragos.
O dinamarquês Tobias Lund Andresen é o primeiro líder, com o mesmo tempo de dois colegas de equipa, os neerlandeses Johan Dorussen, segundo, e Frank van den Broek, quarto.
Sem contrarrelógio por equipas, a prova arranca no domingo com um prólogo, em Sarrebourg, terá duas etapas mais orientadas para discussões ao sprint, em pelotão ou grupos restritos, e a alta montanha em jogo da terceira etapa em diante.
A vencedora da Volta a Espanha deste ano continua em busca de somar nova vitória numa das grandes Voltas, depois de triunfar na ‘Grande Boucle’ em 2023.
A edição deste ano de ´La Vuelta’ vai ter três etapas em território português, começando no sábado com um contrarrelógio de 12 quilómetros, com partida junto ao Mosteiro dos Jerónimos (Lisboa) e chegada na Praia da Torre (Oeiras).
“Temos de continuar o nosso processo de trabalho, refinar e melhorar o que temos de melhorar. Também temos coisas a melhorar, como é óbvio. A perfeição é a melhoria contínua”, disse Gabriel Mendes.
Receba gratuitamente os alertas com as melhores notícias do desporto. Envie SMS com "Sports Entrar" para o número 4883. Para sair faça a gestão aqui. Serviço exclusivo clientes MEO.