Na terça-feira, a 17.ª de 21 etapas liga Selva di Valgardena ao Passo Brocon, com novo dia de alta montanha e chegada em alto ao cabo de 159 quilómetros.
A 107.ª Volta a Itália cumpre hoje o segundo dia de descanso e regressa na terça-feira à estrada, para cumprir a 16.ª etapa, entre Livigno e o Monte Pana.
Pogacar, que lidera a classificação geral desde a segunda etapa, continua com a camisola rosa, agora com 06.41 minutos sobre o britânico Geraint Thomas (INEOS).
No domingo, último dia de competição, Telmo Pinão participa na prova de fundo da classe C2, que terá 70,2 quilómetros, Miguel Pacheco disputa a prova de fundo da classe C e, correndo a título individual e não pela seleção, Jorge Pina alinha na prova de fundo de classe B.
No sábado, disputam-se as provas de fundo das classes H4 e H5, numa distância total de 62,4 quilómetros, nas quais participarão Flávio Pacheco e Luís Costa, respetivamente.
O principado monegasco acolherá as duas primeiras etapas da 81.ª edição da Vuelta, que é uma das três grandes provas anuais da modalidade, juntamente com as voltas a França e Itália.
O outro português em prova, José Mendes (Victoria Sports), chegou na 69.ª posição, a cinco segundos do vencedor, e é 89.º da geral, a 56 segundos do compatriota.
Ciclista neerlandês assumiu que “esta era a escolha mais lógica”, por considerar que a combinação entre a prova de fundo de estrada e o cross-country (BTT) em Paris2024 “era muito complicada”.
Iuri Leitão, campeão do mundo de omnium em pista, parte com a mesma vantagem para a segunda parte da tirada, marcada para a a tarde de hoje, entre Salónica e Paralia Katerinis.
Assim, a 16.ª etapa, prevista para 21 de maio, passa a ter 206 quilómetros, entre Livigno-Santa Cristina Val Gardena, com a subida ao Stelvio a ser substituída por uma igualmente dura ascensão a Giogo di Santa Maria.
Milan Donie (Lotto Dstny Development) foi o vencedor da prova com o colega de equipa Jarno Widar em segundo e Pau Martí (Israel Premier Tech Academy) em terceiro.
A ciclista, que foi 27.ª nos Jogos Olímpicos Tóquio2020, registou o melhor resultado entre os portugueses, ainda assim longe de Puck Pieterse, nova campeã da Europa.
Receba gratuitamente os alertas com as melhores notícias do desporto. Envie SMS com "Sports Entrar" para o número 4883. Para sair faça a gestão aqui. Serviço exclusivo clientes MEO.