Portugal vai defrontar esta tarde, a partir das 16h30 (hora de Lisboa) a Rússia, na Ziggo Dome, em Amesterdão, na final do Campeonato da Europa de Futsal de 2022, na tentativa de revalidar o título europeu e fazer (mais) história na modalidade.
A seleção nacional aspira conquistar o terceiro triunfo consecutivo em grandes torneios, depois das vitórias no Europeu de 2018 e do Mundial de 2021, feito conseguido anteriormente pela Espanha, quando conquistou o Campeonato do Mundo de 2004 e o EURO 2005 e 2007. Além disso, Portugal, atual campeão europeu e mundial, poderá também tornar-se na segunda seleção a defender com êxito o título europeu.
Portugal procura então revalidar o título de campeão europeu conquistado em 2018. Quanto à Rússia, conquistou também por uma vez a competição, mas tal aconteceu já no longínquo ano de 1999, tendo desde então saído derrotada de quatro finais.
Percurso até à final
Quer Portugal, quer a Rússia venceram os cinco encontros que já disputaram nesta fase final, a primeira de sempre a ter contado com a participação de 16 selecções.
Portugal
Vencedor do Grupo A: Sérvia V4-2 (Amesterdão), Países Baixos V4-1 (Amesterdão), Ucrânia V1-0 (Groningen)
Quartos-de-final: Finlândia V3-2 (Amesterdão)
Meias-finais: Espanha V3-2 (Amesterdão)
Rússia
Vencedora do Grupo C: Eslováquia V7-1 (Amesterdão), Croácia V4-0 (Amesterdão), Polónia V5-1 (Amesterdão)
Quartos-de-final: Geórgia V3-1 (Amesterdão)
Meias-finais: Ucrânia V3-2 (Amesterdão)
Confrontos anteriores em fases finais de Campeonatos da Europa de Futsal
Portugal e Rússia já se encontraram por quatro vezes no passado em fases finais de Europeus de futsal, e o salto ão é favorável às cores nacionais (1 vitória, 1 empate, 2 derrotas).
Meias-finais, 2018: Rússia 2-3 Portugal
Fase de grupos, 2014: Portugal 4-4 Rússia
Jogo de atribuição do 3º lugar, 2007: Rússia 3-2 Portugal
Fase de grupos, 1999: Portugal 1-3 Rússia
Declarações dos protagonistas na antevisão à final
Jorge Braz, seleccionador de Portugal: "Todos estão disponíveis. Brinco sempre com este tipo de jogos: as lesões não existem numa final! O nível da Rússia é muito alto e têm jogadores extraordinários com diferentes qualidades que podem fazer face a todas as exigências que um jogo de futsal encerra. O Sergei Skorovich é um treinador com enorme experiência e acima de tudo um 'gentleman'! Conhecemo-nos há muitos anos e trocamos semore vodka e vinho do porto entre nós! É uma grande honra defrontar a Rússia na final."
Tiago Brito, jogador de Portugal: "Jogámos bem contra a Espanha e queremos repetir a dose frente à Rússia. Conseguir dar a volta ao resultado como o fizemos frente à Espanha mostra a força da nossa equipa, mas espero que isso não seja necessário na final. Vamos precisar de mostrar toda a nossa força. Eles são uma boa equipa com excelentes jogadores, sem dúvida alguma uma das melhores selecções da Europa e do Mundo. Vai ser um encontro muito complicado para nós, mas somos uma equipa muito forte e espero que possamos ganhar."
Sergei Skorovich, seleccionador da Rússia: "A equipa está em boas condições, tanto a nível físico como emocional. Tivemos uma meia-final difícil, mas temos emoções positivas e isso dá-nos energia. Os troféus de Portugal dizem tudo. Eles são campeões europeus, vencedores do Campeonato do Mundo e sem dúvida alguma a selecção mais forte do Mundo de momento. Podemos falar sobre tácticas ou qualquer outra coisa, mas é preciso entender que eles estão actualmente no topo e para vencê-los no domingo vamos ter de estar ao nosso melhor nível. Conheço o Jorge Braz há muito tempo e o nosso relacionamento é muito caloroso. Estou orgulhoso de conhecê-lo e estou muito feliz por ele ter conseguido vencer grandes torneios. Gosto que a equipa dele tenta sempre jogar um futsal muito interessante, rápido e agressivo."
Ivan Milovanov, jogador da Rússia: "Portugal é, naturalmente, uma equipa muito forte, ou não fosse a actual campeã mundial e europeia. Jogámos muitas partidas contra eles, oficiais e amigáveis, pelo que nos conhecemos muito bem. A preparação é muito importante. Agora estamos prontos para dar o passo final. Trabalhámos arduamente durante todos estes anos e analisámos os nossos erros, sendo qeu isso ajudou a nossa equipa a tornar-se melhor e mais forte. O nosso objectivo é conseguir este troféu e estamos prontos para isso: o jogo vai mostrar quem é mais forte."
Comentários