As seleções portuguesas feminina e masculina de sub-17 de hóquei em patins garantiram hoje um lugar nas finais dos Campeonatos da Europa, que decorre em Girona, em Espanha, ambas com vitórias sobre as congéneres francesas.

As jovens portuguesas foram as primeiras a entrar em ação, batendo a França, por 2-1, graças aos golos apontados por Matilde Machado, aos 36 minutos, e Rute Santos, aos 38, que permitiram a reviravolta na reta final do desafio, depois de Solène Cayol ter adiantado as francesas, de penálti, quase a fechar a primeira parte, aos 17.

A seleção portuguesa, campeã em título, vai defrontar a Espanha, na final, que vai ser disputada no sábado, a partir das 19:00 locais (18:00 em Lisboa), entre os dois primeiros classificados do grupo único.

A Espanha, que ainda hoje defronta a Alemanha, bateu a equipa lusa, que assegurou a presença na final com o segundo lugar, ao somar 12 pontos, à de Itália (nove), França (quatro), Alemanha (quatro, com menos um jogo) e Inglaterra (zero), finalista em 2023.

Também a equipa masculina superou a França, por 3-0, com dois golos de Martim Nunes e um de Samuel Araújo, todos apontados na segunda metade (21, 25 e 27 minutos) do desafio disputado no Pavilhão Municipal de Desportos Josep Jou, em Olot, Girona.

Nesta competição, Portugal, que procura o 15.º título, que lhe escapa desde 2017, vai defrontar, igualmente no sábado, o vencedor do embate entre Espanha e Itália, que somam 22 e seis troféus, respetivamente.

Na quinta-feira, no encontro dos quartos de final da fase final, Portugal goleou a Áustria por 9-0.