Portugal, recordista de troféus, com 21, venceu pela última vez um Europeu em 2016, em Oliveira de Azeméis, tendo, desde então, disputado também a decisão de 2018, perdida para a Espanha, e terminado a última edição, em 2021, na terceira posição, juntamente com a Itália.
A formação comandada por Renato Garrido venceu o Grupo A, com vitórias sobre Itália (7-4) e precisamente França (3-1), além de ter empatado com a bicampeã em título Espanha (3-3), antes de golear a Inglaterra (15-2) nos quartos de final.
Já a França, vice-campeã europeia, foi quarta e última colocada no mesmo grupo, perdendo duas partidas, com Itália (4-2) e Portugal, e empatando com a Espanha (2-2), mas nos ‘quartos’ impôs-se sobremaneira à Suíça (5-0), que tinha sido primeira colocada no Grupo B.
A partida entre Portugal e França tem início marcado para as 17:30 (hora em Lisboa).
A outra meia-final vai opor a Espanha à Itália, a partir das 20:00, sendo que os espanhóis eliminaram a Alemanha (5-0) e os italianos ultrapassaram Andorra (4-1) nos quartos de final.
De resto, as meias-finais deste Europeu vão ser disputadas pelas quatro seleções com melhor ranking e que tinham ficado todas integradas no Grupo A da competição.
O Campeonato da Europa de hóquei em patins decorre até sábado, em Sant Sadurni d’Anoia, na Catalunha.
Comentários