Gustavo Ribeiro, que foi terceiro classificado na prova transalpina no ano passado, mantém-se assim na corrida à vitória em Roma, cuja final está agendada para domingo.
Francisca Laia dedicou a medalha a “todos os portugueses” que a têm apoiado, assumindo que o pódio “tem um sabor muito especial por motivos muito pessoais”.
Messias, de 24 anos, venceu os Jogos Europeus em 36,845 segundos, superando, na luta pelo pódio, o sueco Petter Menning, prata, a 0,334 segundos, e o letão Roberts Akmens, bronze, a 0,344.
Fernando Pimenta ainda esteve na luta até meio da prova, mas baixou o ritmo ante o rival sérvio, especialista na distância, e avançou para a meia-final desta tarde com o terceiro registo.
O pugilista de 26 anos, que vai participar na categoria de -57 kg, assume que “em qualquer competição, seja qual for o nível, o pensamento é sempre o ouro”, contudo, esta limitação, segundo o atleta imposta pelo Comité Olímpico Internacional, fá-lo repensar tudo isso.
Os irmãos Deus, campeões nacionais, prosseguem a boa forma e hoje levaram de vencida a dupla suíça constituída por Valentin Wenger e Kilian Jordan, por 6-1 e 6-0.
A cascata de Água de Alto, uma das mais altas da Madeira, é muito procurada pelos praticantes de ‘canyoning’, modalidade desportiva que consiste na exploração de cursos de água, transpondo os obstáculos com recurso a diversas técnicas e equipamentos.
Os Jogos Europeus Cracóvia2023 decorrem até 02 de julho em Cracóvia e na região polaca de Malopolska, com 30 modalidades no programa e 48 países participantes, entre eles Portugal, que possui uma delegação com mais de duas centenas de atletas.
Na exibição decisiva rumo ao desejado ouro, a atleta de 28 anos somou 42 pontos, insuficientes ante o desempenho da espanhola Paola Garcia Lozano, pontuada com 43.40.
João Ribeiro e Messias Baptista ficaram a impercetíveis 15 milésimos de segundo do bronze e a 45 da prata da dupla alemã que tinham batido, também com recurso ao ‘photo finish’, rumo à final direta.
Rui Bragança, atleta olímpico e a maior figura da história da modalidade no país, conseguiu o ouro em -58 kg na edição inaugural, Baku2015, voltando a competir pela seleção na Polónia.
Nas três finais lusas do dia, as maiores expectativas recaíam nos olímpicos João Ribeiro e Messias Baptista, que ficaram a impercetíveis 15 milésimos de segundo do bronze e a 45 da prata da dupla alemã que tinham batido, também com recurso ao ‘photo finish’, na terça-feira rumo à final direta.
O juiz, de 33 anos, será auxiliado pelos compatriotas Valentin Avram e Alexandru Cerei, enquanto o albanês Juxhin Xhaja voltou a ser nomeado como quarto árbitro.
Cruz, 13.ª do ranking mundial, foi quinta classificada no Europeu da categoria e vive hoje novo momento de representação do país numa competição internacional.
A missão portuguesa aos Jogos Europeus Cracóvia2023 tem hoje as primeiras oportunidades de chegar ao pódio, com três finais na canoagem e chances no andebol de praia, karaté, natação artística e tiro.
Sem surpresa, a canoagem assumiu papel de destaque, protagonizado sobretudo por João Ribeiro e Messias Baptista, em K2 500 metros, a única tripulação a apurar-se diretamente para a regata das medalhas.
Receba gratuitamente os alertas com as melhores notícias do desporto. Envie SMS com "Sports Entrar" para o número 4883. Para sair faça a gestão aqui. Serviço exclusivo clientes MEO.