Quatro portugueses avançaram esta quinta-feira para o quadro principal de singulares do Open de Portugal de ténis de mesa, que decorre no Pavilhão do Casal Vistoso, em Lisboa, onde três duplas lusas estão apuradas para os oitavos de final.

Diogo Carvalho, André Silva, Diogo Silva e Yangzi Liu juntaram-se a João Geraldo e à olímpica Jieni Shao na ronda de 64 de singulares, enquanto as duplas Leila Oliveira/Jieni Shao, Diogo Carvalho/João Geraldo e Diogo Carvalho/Jieni Shao competem nos ‘oitavos’ na prova, que decorre até domingo.

Diogo Pinho e Leila Oliveira foram afastados na qualificação para o Mapa Final, que começa a disputar-se na sexta-feira.

O evento, que faz parte do circuito mundial da federação internacional, arrancou na quarta-feira, com a presença de 297 atletas (169 masculinos e 128 femininos) de 53 países, representativos dos cinco continentes.

Os jogadores em competição em Lisboa que apresentam melhor ranking são o chinês Gaoyuan Lin (número quatro do mundo), o dinamarquês Jonathan Groth (18), o chinês Jingkun Liang (20) o bielorrusso Vladimir Samsonov (20) e o nigeriano Aruna Quadri (26), atleta do Sporting.

Na prova feminina, as atletas mais cotadas são a chinesa Shiwen Liu (cinco mundial), as japonesas Hitomi Sato (12), Saki Shibata (15), Miyu Kato (22) e a romena Elizabeta Samara (21).

A competição é disputada nas componentes de singulares (masculinos e femininos), pares (masculinos, femininos e mistos) e sub-21 (singulares, masculinos e femininos).