
Depois de Oscar Piastri ter alargado e muito a vantagem para o colega de equipa (e rival na luta pelo título) Lando Norris, com o triunfo do passado domingo no GP dos Países Baixos, há novo Grande Prémio já este fim de semana, desta feita em Itália, no mítico circuito de Monza.
Grandes dominadores da temporada, os dois pilotos da McLaren partem novamente como favoritos e, a nove corridas do final da época, Norris vai tentar responder a Piastri de forma a reduzir a desvantagem para o australiano, que é agora de 34 pontos.
Mas há que ter em conta as outras equipas. Max Verstappen, já se sabe, mesmo com um Red Bull que deixa muito a desejar, está sempre à espreita de um deslize dos dois McLaren, tal como George Russel, no seu Mercedes. E é bom lembrar que a Ferrari - apesar de estar a realizar uma temporada penosa (nos Países Baixos teve mais uma corrida para esquecer) - surpreendeu ao vencer em Monza há um ano, para gáudio dos 'tifosi'.
Como vão as classificações do Mundial de Pilotos e de Construtores?
A McLaren continua a mandar nas classificações dos Mundiais de Pilotos e de Construtores de 2025.
No Mundial de Pilotos, os dois pilotos da escuderia britânica seguem nos dois primeiros lugares, com Piastri na frente, já com sete corridas ganhas esta temporada, duas delas nos últimos três Grande Prémios. Triunfos que lhe permitiram ganhar alguma vantagem sobre Lando Norris, que soma cinco vitórias (mais uma em corridas sprint) em 2025, mas desistiu perto do fim do GP dos Países Baixos.
Assim, o australiano leva agora 309 pontos contra 275 do inglês.
Mais atrás (bem mais atrás), Max Verstappen (Red Bull), vê o sonho do pentacampeonato esfumar-se, já a mais de cem pontos de Piastri (leva 205 até ao momento, com duas corridas ganhas - mais uma sprint - ganhas).
Abaixo, no quarto lugar, com 184 pontos, surge George Russel (Mercedes), o outro único piloto a festejar vitórias em Grandes Prémos esta época. A seguir, longe, surgem os Ferraris de Leclerc e Hamilton (151 e 109 pontos, respetivamente, e poucos motivos para celebrar, tirando um triunfo de Hamilton numa corrida sprint).
O jovem Kimi Antonelli, segundo piloto da Mercedes, é 7.º, com 64.
Quanto ao Mundial de Construtores, o domínio da McLaren é avassalador, já com sete dobradinhas esta temporada, quatro das quais nos últimos cinco grandes prémios. Lidera com 584 pontos, mais do dobro da Ferrari, que está no 2.º posto com 260. A Mercedes caiu para 3.ª, com 248 pontos e a Red Bull quarta, com 214 (sendo q 205 são de Verstappen).
O circuito
O Grande Prémio de Itália é um dos mais antigos da história sendo o Circuito de Monza um dos mais míticos e também um dos mais rápidos, sendo mesmo conhecido como o 'templo da velocidade', com as suas longas retas, recortadas por algumas chicanes de perder o fôlego.
Construído em apenas 110 dias, em 1922, o Autódromo Nacional de Monza apresentava originalmente uma série assustadora de curvas inclinadas, para além de grande parte da secção externa que ainda hoje está em uso. Atualmente o traçado tem a extensão de 5,7Km, com a corrida a ter a extensão de 53 voltas.

A velocidade média de 263 km/h de Lando Norris durante a sua volta da pole position em 2024 dá uma ideia da natureza da pista a que os locais chamam 'La Pista Mágica'. Os automóveis aceleram a fundo durante 80% da volta e atingem a sua velocidade máxima na reta de partida/chegada, com a extenção de 1,1 km. A partir daí, aceleram para a histórica secção do parque, onde uma série de paragens bruscas em chicanes apertadas testam (e muito) os travões.
O Grande Prémio de Itália será disputado pela 76.ª vez, e pela 75.ª em Monza. Michael Schumacher e Lewis Hamilton são os mais bem-sucedidos em Monza, com cinco vitórias cada. Hamilton lidera em pole-positions, com sete. Entre os pilotos em atividade, Fernando Alonso (2007 e 2010), Charles Leclerc (2019 e 2024), Pierre Gasly (2020), Max Verstappen (2022 e 2023) e Lando Norris (2024) já venceram em Monza.
A Ferrari é a equipa mais vitoriosa, com 20 triunfos. Seguem-se McLaren (11) e Mercedes (7).
Os horários
Sexta-feira, 5 de setembro
Treino Livre 1 – 12h30
Treino Livre 2 – 16h00
Sábado, 6 de setembro
Treino Livre 3 – 11h30
Qualificação – 15h00
Domingo, 7 de setembro
Corrida – 14h00
Horas de Portugal continental
Comentários