Wheatley, de 57 anos, trabalha desde 2006 na Red Bull e participou em todos os grandes sucessos da marca na Fórmula 1, incluindo sete títulos mundiais de pilotos (quatro para o alemão Sebastian Vettel, de 2010 a 2013, e três para o neerlandês Max Verstappen, de 2021 a 2023), bem como os seis títulos de fabricante (2010, 2011, 2012, 2013, 2022, 2023).

"A sua contribuição, primeiro como gestor da equipa, e depois como diretor desportivo, marcará para sempre a história da nossa equipa", salientou em comunicado o líder da Red Bull, Christian Horner.

Jonathan Wheatley "permanecerá na sua posição até ao final da temporada de 2024", acrescentou a Red Bull, apontando como objetivo "defender os seus títulos de campeão mundial".

Depois, o britânico tem de respeitar um período de 'nojo' (licença) de seis meses, antes de ingressar na Audi "o mais tardar em julho de 2025", anunciou a sua futura equipa.

"Estou extremamente orgulhoso de ter feito parte da aventura da Red Bull Racing nos últimos 18 anos, mas a oportunidade de desempenhar um papel ativo na entrada da Audi na Fórmula 1 como coordenador de uma equipa de fábrica é excecionalmente emocionante", afirmou Wheatley.

A Red Bull também vai perder seu projetista de monolugares Adrian Newey, considerado um dos maiores engenheiros da história da Fórmula 1, que anunciou em maio que deixará a equipa austríaca no final da temporada.

Estes anúncios surgem no momento em que o ex-chefe de equipa da Ferrari, o italiano Mattia Binotto, assumiu as rédeas do projeto Audi, tornando-se oficialmente o novo diretor técnico e de operações da equipa Sauber Motorsport.

Os dois homens vão liderar em conjunto a equipa de gestão da Sauber Motorsport, vincou a Audi.

No início deste ano, a fabricante dos 'quatro anéis', que faz parte do grupo Volkswagen, anunciou que tinha finalizado a aquisição da Sauber.

A equipa suíça, atualmente em último lugar na classificação de fabricantes, continuará, no entanto, a correr na elite do automobilismo até ao final de 2025 sob o seu próprio nome, mantendo-se equipada com a Ferrari, antes de se tornar Audi.