O ex-chefe de equipa de Fórmula 1 Ted Toleman, que proporcionou ao brasileiro Ayrton Senna a sua estreia na principal categoria do automobilismo mundial, morreu esta quinta-feira (11) aos 86 anos.

O fundador da escuderia Toleman, que comandou entre 1981 e 1985, deu a Senna a oportunidade de se estrear na Fórmula 1 em 1984. O brasileiro, futuro tricampeão do mundo, ganhou destaque ao completar o Grande Prémio de Mónaco, disputado sob chuva intensa, na segunda posição longo na sua primeira temporada na categoria.

Este foi o melhor resultado da equipa, que conseguiu mais dois pódios com Senna, nos GPs da Grã-Bretanha e Portugal.

Posteriormente, a equipa foi vendida para a marca italiana de moda Benetton, que disputou a Fórmula 1 entre 1986 e 2001. A escuderia conquistou dois títulos mundiais com outra lenda do automobilismo, o alemão Michael Schumacher, em 1994 e 1995, além do título dos construtores em 1995.

"Estou triste por saber que Ted Toleman faleceu. Ele deu muito à Fórmula 1 e as suas conquistas e legado sempre farão parte da nossa história. Os nossos pensamentos estão com a sua família e amigos neste momento triste", afirmou em comunicado Stefano Domenicali, presidente da empresa que organiza o Mundial de Fórmula 1.