Max Verstappen deu uma forte 'machadada' na luta pelo título de Fórmula 1, ao vencer, de forma categórica, o Grande Prémio do Brasil no último fim de semana.
Partindo da 17.ª posição, 'Mad' Max empreendeu uma recuperação fantástica e, beneficiando dos vários incidentes de corrida, chegou ao primeiro lugar para vencer sem problemas. O tricampeão em título bateu o francês Esteban Ocon (Alpine) por 19,477 segundos, com o também gaulês Pierre Gasly (Alpine) em terceiro, a 22,532.
Antes dele, apenas John Watson (McLaren), no GP de Detroit de 1982, e Kimi Raikkonen (McLaren), no GP do Japão de 2005, tinham vencido um GP largando da 17.ª posição.
Verstappen não vencia desde Espanha, há 11 corridas. De então para cá, viu a McLaren e Lando Norris crescerem em desempenho e aproximarem-se no campeonato. Mas, ao britânico, ainda falta o instinto matador que 'Mad' Max tem de sobra.
Verstappen ganhou, assim, 18 pontos ao britânico Lando Norris (McLaren), que largou da 'pole position' e terminou em sexto. Com a vitória no Circuito de Interlagos, o neerlandês aumentou para 62 os pontos de vantagem sobre Norris, segundo colocado no mundial de pilotos, numa altura em que faltam apenas três provas para o final e ainda uma corrida Sprint.
Fazendo as contas, Max Verstappen pode sagrar-se tetracampeão mundial já no próximo Grande Prémio em Las Vegas, daqui a menos de três semanas. Na terceira prova em solo dos EUA, Max só precisa de fazer menos dois pontos que Lando Norris, uma das desilusões na tarde domingo no Circuito José Carlos Pace, arredores de São Paulo, para fazer já a festa.
Neste momento, só o britânico pode impedir o quarto título seguido de Max Verstappen, já que a vitória do holandês deixou Charles Leclerc, 3.º colocado no mundial, sem possibilidades de se sagrar campeão.
Ainda há 86 pontos em disputa (25 pontos por cada vitória, oito pela vitória na sprint e três pontos pelas voltas mais rápidas de cada GP) e mesmo que Leclerc consiga esses tais 86 pontos e Max nenhum, o título será do neerlandês devido ao primeiro critério de desempate: o número de vitórias. Max leva oito triunfos esta época, os outros pilotos da grelha têm, no máximo, três conquistas cada um.
Verstappen (Red Bull) lidera o Mundial de Piltos com 393 pontos, Lando Norris (McLaren) é segundo com 331, Leclerc tem 307. No Mundial de Construtores, a McLaren lidera com 593 pontos, contra os 557 da Ferrari. A Red Bull é terceira com 544 pontos.
No dia 23 de novembro, Max pode nem terminar a corrida e mesmo assim ser campeão, se o mesmo acontecer com Lando Norris ou se o britânico somar apenas um ponto.
Cenários para Max Verstappen ser campeão já em Las Vegas
Não pontuar e Lando Norris fizer o mesmo;
Terminar à frente de Norris;
Se Lando Norris terminar no segundo lugar, Verstappen precisa de ser terceiro e fazer a volta mais rápida;
Se Lando Norris for terceiro, Verstappen tem de ser quarto colocado e Norris não fazer a volta mais rápida;
Se Lando Norris acabar em quarto, Verstappen só tem de ser quinto e Norris não fazer a volta mais rápida;
Se Lando Norris for quinto, Verstappen tem de acabar em sexto e Norris não fazer a volta mais rápida;
Se Lando Norris finalizar no sexto posto, o 7.º posto chega para Verstappen desde que Norris não faça a volta mais rápida;
Se Lando Norris for sétimo, Verstappen tem de acabar oitavo lugar e Norris não fazer a volta mais rápida;
Se Lando Norris for oitavo lugar, Verstappen só tem de ser nono e Norris não ficar com volta mais rápida;
Se Lando Norris acabar em nono e fizer a volta mais rápida, Verstappen precisa apenas chegar em décimo lugar;
Se Lando Norris acabar em novo e não fizer a volta mais rápida, Verstappen nem precisa de pontuar;
Se Lando Norris for décimo, Verstappen nem precisa completar a prova.
Comentários