O Nacional terminou a II Liga portuguesa de futebol na segunda posição, com 71 pontos, menos dois do que o campeão Santa Clara, o que permitiu ao emblema insular o regresso à I Liga, três anos depois da última presença.
Tiago Margarido assumiu os destinos dos madeirenses no início da época, levando-os à subida ao primeiro escalão, após passagens como treinador principal por Canelas e Varzim, sendo esta a segunda promoção da sua ainda curta carreira.
Já com a subida ao escalão principal garantida, açorianos discutiam com o Nacional o título do segundo escalão e somaram o triunfo de que precisavam para o conqiustarem.
AVS perdeu com o Tondela, mas beneficiou do empate dos insulares com o Académico de Viseu. O play-off vai colocar frente a frente a equipa de Vila das Aves e o Portimonense.
Carlos André Gomes espera ver concretizada a promessa de Miguel Albuquerque, presidente do executivo madeirense, mas defende que os clubes devem "estudar em conjunto" a melhor proposta, ao invés de "colocar fasquias" nos valores.
A partida entre Santa Clara e União de Leiria tem início marcado para as 15:30 locais (16:30 em Lisboa), sendo que os açorianos só dependem de si para serem campeões da II Liga.
O presidente do Governo Regional da Madeira destacou a importância do triunfo em casa do Tondela, por 3-2, ao afirmar que se trata de "um verdadeiro orgulho" para a região.
Com este resultado, o Santa Clara ocupa a primeira posição da tabela, com 70 pontos, e na próxima jornada, a última, pode vencer a prova, caso bata a União de Leiria ou o Nacional não vença, em casa, o Mafra.
Depois de cinco épocas consecutivas a subir de divisão, ascendendo do segundo escalão dos distritais de Lisboa à II Liga, o Belenenses foi relegado à Liga 3 na sexta-feira.
Receba gratuitamente os alertas com as melhores notícias do desporto. Envie SMS com "Sports Entrar" para o número 4883. Para sair faça a gestão aqui. Serviço exclusivo clientes MEO.