A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) decidiu candidatar-se à organização do Campeonato da Europa feminino de futebol de 2029, depois de já ter assegurado outras duas grandes competições.
Com quatro jogos e quatro vitórias nesta fase de apuramento, Portugal tem pela frente encontros com Bósnia-Herzegovina, na sexta-feira, às 18:00 (horas em Lisboa), e, quatro dias depois, recebe Malta, em Leiria, às 18:00.
A seleção nacional feminina prepara o jogo na Bósnia-Herzegovina, no dia 12 de julho, em Zenica, a partir das 18:00 (horas em Lisboa), na quinta ronda do Grupo B3 de qualificação para o Europeu de 2025.
Portugal disputa pela terceira vez o torneio, depois das participações em 2014, na Inglaterra, que deixou sem qualquer vitória, e do resultado histórico obtido em 2019, na Bulgária, ao atingir as meias-finais.
Portugal integra o Grupo B com a Espanha, Polónia e Bélgica, enquanto o Grupo A é formado pela anfitriã Suécia, França, Inglaterra e Noruega, numa competição em que os dois primeiros de cada grupo passam às meias-finais.
Portugal defronta as seleções de Espanha (jogo a 6 de maio), Bélgica (9 de maio) e Polónia (12 de maio), no Grupo B do certame, que irá decorrer na Suécia. Os dois primeiros classificados apuram-se para as meias-finais, no dia 15 de maio.
O jogo de abertura do torneio disputado em solo inglês, entre Inglaterra e Áustria, já tinha elevado o recorde num Europeu feminino para 68.871 espetadores.
É o primeiro título das leoas, depois da final perdida em 2017 diante dos Países Baixos. A Alemanha falha o seu nono título, numa prova onde é recordista.
As duas seleções vão disputar o cetro a partir das 17h00 e, individualmente, a inglesa Beth Mead e a alemã Alexandra Pop vão lutar pelo título de melhor marcadora.
Receba gratuitamente os alertas com as melhores notícias do desporto. Envie SMS com "Sports Entrar" para o número 4883. Para sair faça a gestão aqui. Serviço exclusivo clientes MEO.