Viktor Gyokeres tem estado nas bocas do Mundo devido ao arranque fulminante de temporada, contando já 23 golos em 17 encontros, só em 2023/24. Mas não é só nesta época que o avançado do Sporting tem brilhado, uma vez que atualmente é o melhor marcador do ano com 53 golos (48 pelo Sporting e 5 pela Suécia) e está apenas a um do recorde de Cristiano Ronaldo em 2023.

Para se perceber a dimensão do feito de Gyo, em 2024 CR7 só faturou por 30 vezes, embora tenha a atenuante de ter estado parado no primeiro mês e meio do ano.

Estes números ganham outra dimensão ainda se compararmos com outros nomes fortes no que toca a golos, tal como Karry Kane (42 no total), Erling Haaland (41), Robert Lewandowski (38) ou Mbappé (34).

Este ano, o sueco está a ser ainda mais avassalador, uma vez que soma 53 golos marcados durante o ano civil, em todas as competições a nível de clubes e seleções. Gyokeres tem 11 golos de vantagem para o segundo da lista e 13 para o terceiro classificado - Kane (Bayern) e Haaland (Manchester City), respetivamente.

Fazendo as contas, são 48 golos em 46 jogos com a camisola do Sporting mais cinco em cinco partidas pela seleção da Suécia, num total de 53 golos em 51 jogos. Estes números correspondem a uma média de 1,04 golos por jogo e de um golo marcado a cada 82 minutos em campo e ainda tem mais 11 jogos para aumentar o registo.

Gyokeres está lançado e o Sporting começa a parecer demasiado pequeno para a dimensão que o sueco está a ganhar. O futuro parece risonho e agora a grande dúvida é perceber onde é que o jogador vai a seguir, uma vez que tem todos os clubes de elite Mundial com os olhos nele.

Por enquanto, resta-nos apreciar o camisola 9 enquanto joga na nossa Liga, todas as semanas, até porque o destino mais provável é mesmo a saída. Se não for em janeiro, certamente no verão haverá novidades.

Lista de melhores marcadores em 2024:

1.º Viktor Gyökeres  (Sporting) - 53 golos

2.º Harry Kane  (Bayern) - 42 golos

3.º Erling Haaland  (Manchester City) - 40 golos

4.º Wu Lei  (Shanghai Port) e Martín Cauteruccio (Sporting Cristal) - 39 golos

5.º Jonathan David  (Lille) - 36 golos

6.º Cristiano Ronaldo (Al Nassr) e Aleksandar Mitrovic  (Al Hilal) - 35 golos

7.º Ayoub Kaabi  (Olympiacos) - 34 golos

8.º Kylian Mbappé (Real Madrid) e Akram Afif  (Al-Sadd) - 33 golos